Quase dois anos após fugir do presídio de Cruzeiro do Sul, Francisco Jacir Castro de Almeida, de 31 anos, foi recapturado pela Polícia Civil, Federal e Exército, nesta quinta-feira (22), na comunidade Boca do Moa.
Ele fugiu do presídio Manoel Neri no dia 3 de novembro de 2014, quando dez presos tentaram fugir e somente ele e o comparsa, Henrique Costa da Silva, conseguiram.
Os detentos fugiram de duas celas de um novo pavilhão da penitenciária, que não possui muro. Silva foi recapturado ainda em 2014.
Com Almeida, foram encontrados 6,5 kg de cocaína líquida – droga nunca apreendida antes no Acre.
“Nossa operação tinha intuito de capturar Francisco Jacir, que é foragido da justiça, e tinha vários mandados de prisão, inclusive, por Rio Branco, por fazer parte de facção criminosa”, disse o comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Emílio Virgílio.
O comandante informou que houve uma certa dificuldade para identificar a substância líquida. “Fizemos contato com outros estados e ninguém conhecia. Até que foi feito contato com os Estados Unidos e informaram que seria uma nova modalidade de droga no tráfico internacional”, explicou.
Almeida, segundo o comandante, seria também conselheiro de uma das facções criminosas. “As informações levam a crer que ele era conselheiro de um grupo criminoso. Inclusive, ele trazia armamento para a nossa cidade para que outras pessoas cometassem roubos e até ataques contra agentes de segurança”, finalizou.
Entenda o caso
Dez detentos do presídio Manoel Nery, em Cruzeiro do Sul, tentaram fugir na última, no dia 3 de novembro, durante uma queda de energia no local por volta das 21h. Os agentes penitenciários conseguiram impedir a fuga de oito deles. Dos quatro que conseguiram fugir, dois foram recapturados enquanto se escondiam em um matagal próximo ao presídio, mas dois ainda estavam foragidos.
Os homens usaram serras para romper as grades aproveitando a queda de energia, que durou cerca 15 minutos.
No dia 5 de novembro, Henrique Costa da Silva foi recapturado. A direção do presídio recebeu a informação que o homem encontrava-se na casa de uma tia localizada no bairro João Alves. Os agentes foram até o local e reconduziram o foragido para a penitenciária.