Ícone do site Ecos da Noticia

Oito policiais afegãos mortos por engano em ataque dos EUA

naom_54cab79276b79
Pelo menos oito policiais afegãos morreram num ataque aéreo norte-americano no sul do Afeganistão que tinha como alvo rebeldes, afirmaram hoje vários responsáveis provinciais à agência France Presse.


O erro, ocorrido domingo na província de Uruzgan, é aparentemente o primeiro do gênero desde que as forças norte-americanas destacadas sob mandato da NATO viram as suas prerrogativas alargadas em junho.


“O primeiro ataque matou um dos polícias e quando os outros o foram socorrer um segundo ataque causou sete mortos entre eles”, indicou o comandante da polícia da província de Uruzgan, Rahimullah Khan, contactado pela AFP.


Segundo um dos polícias que sobreviveu aos tiros efetuados a partir de um helicóptero, Mohammad Sediq, os polícias estavam “envolvidos num combate próximo” com os talibãs quando foram atingidos.


O responsável do conselho provincial de Uruzgan, Mohmmad Karim Khadimzai, disse que os policiais “se encontravam no seu posto” na altura do ataque.


Contactado em Cabul, o comando da NATO confirmou que dois ataques aéreos tinham sido realizados no domingo em apoio às forças afegãs ameaçadas por assaltantes.


“Posso confirmar que as forças norte-americanas realizam a 18 de setembro dois ataques aéreos visando indivíduos que ameaçavam os nossos parceiros afegãos em Tarin Kot”, a capital do Uruzgan, indicou à AFP o general Charles Cleveland, responsável adjunto e porta-voz da missão militar da NATO.


Face às novas prerrogativas, as forças norte-americanas no Afeganistão podem alvejar os talibãs e as suas posições e não apenas para proteger as forças da NATO. Com informações de Lusa.


Sair da versão mobile