Acre fez 14 transplantes de órgãos em 6 meses, aponta Ministério da Saúde

doacaoNos seis primeiros meses de 2016 foram feitos 14 transplantes no Acre. Os dados, divulgados pelo do Ministério da Saúde na terça-feira (20), correspondem aos 32 potenciais doadores cadastrados no estado.


O levantamento foi feito para campanha de conscientização da semana nacional de doação de órgãos. A campanha é parte da comemoração do Dia Nacional da Doação de Órgãos, no próximo dia 27.


Ainda de acordo com os dados, o Brasil bateu recorde no número de doações. O estudo aponta que mais de 1,4 milhão de pessoas doaram órgãos em 2016, o que representa um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior.


“São pessoas com mortes encefálicas, mas nem todas podem doar. O quadro clínico de alguns não permite e não seguimos adiante com a família. Destes 32, vamos para umas 20 entrevistas e temos uma recusa da família. Não conseguimos converter nem 10% dos doadores”, explicou a coordenadora da Central de Transplante da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Regiane Ferrari.


Recusa familiar
Por outro lado, o levantamento aponta que houve um aumento no número de recusa familiar, que em 2015 era de 76% e em 2016 subiu para 85%.


A coordenadora afirmou ainda que a unidade de saúde existe há dez anos e nesse período foram feitos 286 transplantes em todo Acre. Para Regiane, o número é baixo e as equipes têm intensificado as campanhas de conscientização com as famílias.


“Em dez anos fizemos 172 transplantes de córneas, 82 rins e 14 fígados. Ano passado foram 40 transplante durante o ano todo. Vamos nas escolas públicas, fóruns e explicando a necessidade do programa ir a diante. Levamos depoimentos de transplantados e de famílias que doaram”, revela.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias