2ª Semana de Psicologia continua na Ufac até sexta-feira

ufac201609211


Foi aberta na noite dessa terça-feira, 20, no anfiteatro Garibaldi Brasil, a 2ª Semana de Psicologia da Universidade Federal do Acre (Ufac). Nesta edição, o evento discute o tema “Saúde mental: implicações, impasses e desafios”.


A conferência de abertura trouxe o psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Sergipe, Alan Santana Santos, que falou sobre a os desafios atuais enfrentados no movimento de luta antimanicomial, que se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. O movimento combate a ideia de isolamento da pessoa com sofrimento mental, fazendo lembrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento adequados.


A programação da semana segue até sexta-feira, 23. Além dos sete minicursos que estão sendo ofertados, há mesas-redondas para discussões de temas como autismo, psicanálise, depressão e suicídio.


Na manhã desta quarta-feira, 21, os participantes puderam debater o tema “A saúde mental na atenção primária”. A mesa contou com a presença da professora da Ufac Vânia Damasceno; da enfermeira e coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial de Rio Branco, Vanessa Rodrigues; da psicóloga e diretora da Associação de Pacientes e Amigos de Saúde Mental do Acre, Daniela Tonelly; e do psicólogo Jonsos Nunes Junior“Precisamos aprender a integrar o ensino a unidades de saúde. Antes de aprender a manejar a depressão, precisamos aprender a lidar com as pessoas”, destacou Nunes Junior durante o debate. “O acolhimento não se limita a receber sorrindo ou se livrar do problema; envolve uma dinâmica relacional e organizacional em que a palavra central é disponibilidade.”


À noite, a mesa-redonda será “Saúde mental e políticas públicas” e contará com a presença dos professores da Ufac Álex  Augusto Brandão e Valéria Rodrigues, do psicólogo Régis Alburquerque, da professora Rita Meuer, da Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Últimas Notícias