A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) está realizando a remoção de pneus no Rio Acre. As frentes de serviços começaram a trabalhar na quarta-feira, 10, e seguem até esta sexta-feira, 12, com a previsão de que sejam recolhidos ao menos 200 pneus.
O trecho que está passando por limpeza é um dos mais afetados pela poluição e por objetos lançados no rio. Os pneus foram se acumulando ao longo dos anos e agora, com a vazante, podem ser vistos recobertos pela lama. Depois de remover grande parte dos troncos e galhos, a SEMSUR agora retira os pneus para melhorar a qualidade da água. “Tem muito pneu aqui e nós vamos remover tudo”, disse Antônio Oliveira, o popular Tarauacá, encarregado da SEMSUR para limpeza do Rio Acre.
A SEMSUR está enviando os pneus removidos do rio para a Unidade de Tratamento de Resíduos Sólidos de Rio Branco (UTRE). De lá, os pneus são normalmente enviados para unidades especializadas na reciclagem desse material localizadas na região Sul do Brasil.
A Prefeitura de Rio Branco tem atuado fortemente para manter a limpeza do rio e pede que a população não jogue lixo em qualquer mas somente nas lixeiras. O Rio Acre vive uma vazante histórica e precisa, de acordo com o encarregado Tarauacá, do cuidado de todos neste momento de crise.