Um grupo de advogados de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, decidiu celebrar a data que homenageia a categoria, nesta quinta-feira (11), para atender gratuitamente mais de 100 pessoas. A ação, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ocorreu na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade.
Secretário da Subseção da OAB no Vale do Juruá, o advogado Jairo Castro, diz que ação visa dar oportunidade às pessoas.
“Durante esta semana preparamos alguns eventos voltados a mostrar para a sociedade a importância do advogado. Este atendimento a comunidade visa dar um norte às pessoas que muitas vezes deixam de exercer seus direitos devido à falta de informação”, afirma.
Castro salienta que atendimentos por auxílio-doença, pensões, aposentadorias pensão alimentícia e desavenças familiares foram os principais casos apresentados durante o mutirão. Um caso, contudo, chamou a atenção dele.
“Aqui ouvi o relato de uma pessoa que denunciou seu ex-marido por ter tentado estuprar sua filha, quando na verdade ela mentiu e o acusado está preso até hoje por não ter como contratar um advogado”, disse. Ele, no entanto, não deu mais detalhes sobre a situação.
O carpinteiro Evilázio Castro de Lucena, de 49 anos, diz ter saído satisfeito com o atendimento que obteve na ação.
“Tenho um problema com um terreno, estive no Programa Terra Legal e eles não conseguiram resolver, me orientaram que só poderia através da Justiça. Ouvi um programa no rádio e resolvi vir aqui me informar sobre como buscar um meio legal para resolver essa questão. Espero agora dar um encaminhamento para essa situação”, comenta.
As comemorações do Dia do Advogado na cidade devem continuar na sexta-feira (12), com um café da manhã na sala da OAB na Cidade da Justiça, a entrega de três carteiras da Ordem para novos advogados e um coquetel de confraternização à noite no Espaço AS para os profissionais da cidade.