Um incêndio atingiu, na tarde deste domingo (21), uma área de mata de aproximadamente 800 metros, às margens da pista de pouso do aeroporto da cidade de Santa do Purus, distante 300 quilômetros de Rio Branco. Segundo a Polícia Militar, esse é o segundo incêndio registrado naquela área em dois dias.
O comandante da Polícia Militar do município, Antônio Dantas, informou que o incêndio teria começado por volta das 13h30 e a ação de combate às chamas durou pouco mais de 2h. Como na cidade não tem soldados do Corpo de Bombeiros, a ação teve que ser controlada por agentes da Polícia Militar, Exército e pessoas que moram nas proximidades.
“Nossa preocupação era do fogo chegar até a parte da usina elétrica, mas conseguimos controlar. Tivemos que pedir uma máquina escavadeira para fazer uma trilha para o fogo não passar até o outro lado. Essa época ainda complica mais, porque está muito seco”, explica o comandante.
Dantas afirma que, na sexta-feira (19), um incêndio no outro lado da pista já havia atingido 200 metros da área de mata. O comandante da PM conta que esse incêndio teria sido causado por fogos de artifício utilizados para anunciar a chegada de um candidato a prefeito na cidade. Ele diz que, como o incidente foi de menor proporção, logo foi controlado.
Desta vez, o comandante acredita que o incêndio não tenha sido acidental e sim criminoso, mas descarta que tenha ligação com a onda de ataques que o Acre vem sofrendo desde a quarta-feira (17). “Esse incêndio é um caso isolado, que foi cometido por algum malfeitor daqui da cidade mesmo. Não tem a ver com ataques”, afirma.