Nesta terça-feira, o secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, esteve reunido com representantes do Gabinete de Gestão Integrada do Estado (GGIE), para apresentar a proposta de um Plano Tático Operacional de Segurança que trata as problemáticas de homicídios, roubos, assaltos e tráfico de drogas.
Durante a reunião, os representantes do Ministério Público Estadual (MPE/AC), das polícias Civil e Federal, Exército Brasileiro e Institutos de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) e Socioeducativo (ISE) puderam avaliar o plano de ações emergenciais para conter a criminalidade.
“Nosso objetivo é intensificar a repressão à criminalidade e apagar a sensação de insegurança da população. Para isso, estamos desenvolvendo um plano de ações de policiamento ostensivo, reforçando todas as operações policiais nas áreas urbanas e rurais”, destacou Emylson Farias.
O secretário de Segurança diz ainda que os trabalhos visam a ampliação da capacidade de atendimento do 190, além de reforçar a fiscalização de pessoas que cumprem pena no sistema prisional do estado.
De acordo com o secretário de Estado de Polícia Civil, Carlos Flávio Portela, este é um momento de unirmos forças e dar respostas céleres no combate aos crimes. “A Polícia Judiciária criará uma força tarefa no combate a homicídios, roubos e crimes com envolvimento de drogas”, enfatizou.
Outro tema debatido foi a criação de um Grupo de Intervenção Estratégica, que será responsável pela realização de estudos, pesquisas e diagnósticos, bem como pelo estabelecimento de diretrizes, além de reorganizar o sistema estadual de inteligência e análise criminal.