Saúde confirma primeiro caso de H1N1 em Cruzeiro do Sul

A secretaria municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul confirmou o primeiro caso de H1N1 autóctone na região, nesta terça-feira (5). Mais duas suspeitas da doença e outros dois casos foram descartados. Esse caso foi confirmado no final de maio e apenas divulgado esta semana.


A suspeita da doença foi levantada pela Saúde municipal no dia 14 de Abril. A paciente é uma mulher de 37 anos. O secretário municipal de Saúde, Edir Clemente, disse que os casos estão sendo monitorados pela secretaria.


“Tínhamos cinco casos suspeitos da doença, dois foram descartados, um confirmado e outros dois estamos aguardando os resultados dos exames, lembrando que esses resultados demoram de 60 a 90 dias”, disse.


Clemente falou que ainda os exames são feitos no Instituto Evandro Chagas, mas que a medicação já se encontra disponível caso algum diagnóstico se confirme.


“Já tivemos um grande diálogo com os profissionais médicos orientando para que se novas suspeitas apareçam as medidas corretas sejam feitas. São cinco dias de tratamento, um comprimido de 12 em 12”, explicou.


O secretário explica que o H1N1 é um subtipo do vírus A, que causa doença respiratória aguda e altamente contagiosa que, em casos mais graves, pode levar a morte.


Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou a emitir um alerta de pandemia pela gravidade da situação. Só no Brasil, foram 50 mil casos e mais de duas mil pessoas morreram.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias