O título do Campeonato Acreano de Futebol Sub-19 voltou para o José de Melo. Na tarde desta quarta-feira (6), diante de um bom público no estádio Florestão, na capital do Acre, o Rio Branco precisou das penalidades para superar o Galvez e levantar a taça do estadual da categoria depois de dois anos. O confronto terminou empatado por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação. Nas cobranças de pênaltis, o Estrelão foi mais eficiente e venceu por 4 a 2.
O Galvez, que buscava o bicampeonato, abriu o placar no primeiro tempo, aos 25 minutos. Após cobrança de escanteio, o zagueiro Paulo, do Imperador, subiu mais que a defesa alvirrubra e abriu o placar de cabeça. A vantagem permaneceu até o intervalo.
No segundo tempo, o Rio Branco correu atrás e conseguiu o empate. Aos 20, o atacante Alemão aproveitou cruzamento após boa jogada pelo lado esquerdo do Estrelão e deixou tudo igual.
A igualdade fez os dois times saírem mais para o ataque em busca da vitória. E o Galvez teve a grande chance de voltar à frente no placar com Yan, pouco antes dos 30 minutos, mas o meia-atacante, sozinho dentro da grande área, finalizou de primeira, mas parou em grande defesa do goleiro Thiago.
A partida foi para o tempo extra. Com medo de deixarem espaços para o adversário, os dois times pouco se arriscaram. A melhor oportunidade na prorrogação foi do Galvez, no segundo tempo. Após bola cruzada na área do Rio Branco, Vitinho por pouco não alcançou para fazer o segundo gol. Com a igualdade permanecendo, a disputa foi para os pênaltis.
Do lado do Rio Branco, 100% de aproveitamento. Diego, Caio, Juninho e Vicente converteram as cobranças sem dar chances para o goleiro Matheus. Pelo Galvez, Gleison e Paulo fizeram os gols, mas Mamude e Vitinho desperdiçaram. O primeiro mandou por cima do travessão e o segundo parou nas mãos de Thiago, que garantiu a taça para o Estrelão. Além do título, o Rio Branco garantiu vaga na Copa Norte Sub-20, que será disputada ainda nesta temporada, e na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2017.
O Estreão encerra o Campeonato Acreano de Futebol Sub-19 com uma campanha de nove jogos, conquistou seis vitórias (uma por W.O.) e três empates. Marcou 19 gols e sofreu quatro.