Quatro atitudes para evitar antes de prestar um concurso público

A opção por seguir a carreira pública é a escolha de muitas pessoas que desejam conquistar bons salários, garantias trabalhistas, estabilidade financeira e, claro, satisfação pessoal em trabalhar na área desejada. No entanto, apesar da grande quantidade de concursos que buscam profissionais de diversas áreas, o número de candidatos inscritos costuma fazer com que a concorrência seja acirrada.


original_alunos


Por isso, para sair vitorioso da prova e conquistar o emprego dos sonhos é preciso, além de muito estudo dos conteúdos cobrados, um forte treinamento emocional, como é o caso do concurso bombeiro, em que é necessário que o candidato tenha também um grande conhecimento multidisciplinar e um controle pessoal bastante desenvolvido para lidar com o cotidiano delicado de quem trabalha para salvar vidas.


A maior parte dos concursos brasileiros exige dos candidatos conhecimentos sobre atualidades, conhecimentos gerais e específicos de cada carreira. Alguns candidatos se preparam por muitos anos para conquistar uma vaga. Por isso, é preciso investir bastante na formação pessoal e nos estudos. Ficar atento às áreas que pesam mais em cada concurso pode ser um diferencial interessante para se destacar nas provas.


Uma outra possibilidade que cada vez mais chama a atenção de quem pretende se sair bem nos concursos é o investimento nos cursos preparatórios on-line, com professores experientes na área desejada. Você pode optar pelos cursos específicos para cada concurso, que trabalham os conteúdos que certamente serão cobrados nas provas. Essa estratégia é uma forma de se preparar adequadamente para o concurso sem desperdiçar tempo. Acompanhe abaixo algumas ações que você deve evitar, se deseja passar em um concurso público.


Falta de organização


Muitas pessoas acreditam que são capazes de estudar sozinhas para as provas. Apesar da estratégia funcionar muito bem para alguns candidatos, é preciso ter em mente que a organização e disciplina de estudos são essenciais para que esse tipo de preparo dê certo e traga resultados efetivos.


Se concentre em definir seu perfil enquanto candidato: você será capaz de criar uma rotina pessoal de estudos e cumprir com as metas estabelecidas por você mesmo? Ou não será melhor contar com alguma ajuda para estudar os materiais certos e atualizados? Pensando em todas as possibilidades com cautela, você será capaz de definir o que é melhor para você.


Não prestar atenção ao edital


Muitos candidatos dedicam muita atenção aos conteúdos da prova, mas acabam se esquecendo de acompanhar outras informações importantes que estão presentes no edital. Por isso, leia com atenção todas as entrelinhas do documento, para se preparar adequadamente para a prova. Se possível, crie um pequeno calendário com as principais datas dos concursos e um quadro com os conteúdos e outras informações relevantes presentes no edital.


Desperdiçar tempo


Estudar exige que o candidato desenvolva estratégias que o ajudem a gerenciar melhor seu próprio tempo. Por isso, organize um cronograma de estudos, gerencie melhor os momentos de lazer e, claro, defina prioridades, partindo daqueles conteúdos que você tem mais dificuldades e que são essenciais para passar no concurso.


Ignorar o emocional


Alguns candidatos podem ter todas as respostas na ponta da língua, mas, se o emocional não for trabalhado adequadamente, a ansiedade e o nervosismo podem atrapalhar a grande conquista. Então, como trabalhar o lado emocional e superar a pressão da concorrência? Investir em outras atividades fora dos estudos é uma forma de criar mais confiança em si mesmo. Procure dar valor aos momentos de lazer e praticar exercícios físicos para aliviar o estresse.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias