O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, e quatro secretários municipais foram afastados dos cargos em cumprimento à Operação “Metástase”, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (14) no município. A investigação apura suposto crime de desvio de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, organização criminosa, lavagem de capitais e falsidade ideológica.
O G1 tentou entrar em contato com o prefeito de Brasileia, mas até esta publicação não obteve resposta.
De acordo com a PF, além deles, um ex-prefeito da cidade, que não teve o nome divulgado, também estaria envolvido no esquema. No total, a polícia cumpriu 26 medidas judiciais. Dentre elas, 13 mandados de busca e apreensão, que incluiu também a capital Rio Branco; sete conduções coercitivas; um mandado de prisão; além dos cinco afastamentos de cargos públicos na atual gestão.
Ainda conforme a PF, o trabalho recebeu o nome de “Metástase” devido às investigações, que duraram em torno de um ano e meio, com análise de mais 2 mil documentos, terem se iniciado com desvios na saúde. Em seguida, a polícia acabou descobrindo que as irregularidades se estendiam em outras áreas.
A PF informou ainda, por meio da assessoria de comunicação, que uma entrevista coletiva deve ocorrer ainda nesta quinta-feira para divulgar mais informações sobre a operação.