O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou o tiroteio ocorrido nesta sexta-feira (8) em Dallas, no Texas, como “calculado, desprezível”.
Obama, que se encontra neste momento em Varsóvia , na Polônia, para uma reunião com a cúpula da OTAN, prestou condolências às famílias das vítimas e ao prefeito de Dallas.
“Não há justificativa possível para esses tipos de ataques ou de qualquer ataque contra a aplicação da lei”, disse. “Qualquer pessoa envolvida será responsabilizada”, concluiu.
Assim que ele chegou na Polónia, nas primeiras horas da manhã sexta-feira, Obama foi para hotel e fez uma declaração sobre os tiroteios. Ele afirmou que reconhecer problemas na aplicação da lei pelos agentes norte-americanos não significa ser anti-polícia.
“Quando as pessoas dizem ‘black lives matter’ (em tradução livre: a vida dos negros importam), não significa dizer que a vida dos policiais não importam”.
Contudo, “os dados mostram que os negros são mais vulneráveis a esses tipos de incidentes”, disse o presidente norte-americano.