Pesquisar
Close this search box.
posto village ezgif.com gif to avif converter

No Acre, líderes indígenas temem que crise afete demarcação de terras

encontroLíderes indígenas de diversas etnias estiveram reunidos, entre os dias 28 e 29, no Centro de Formação dos Povos da Floresta, em Rio Branco, para debater sobre o atual cenário político do Brasil e como a crise política que o país enfrenta pode afetar os direitos indígenas. Uma das principais preocupações é que a Fundação Nacional do Índio (Funai) perca o poder de demarcar terras indígenas.


O encontro contou com a presença de representantes de 24 associações e 21 terras indígenas do Acre, sul da Amazônia e noroeste de Rondônia. Ao final dos debates os indígenas elaboraram um documento com as principais necessidades e preocupações dos povos.


“Existem propostas de emendas constitucionais e projetos de lei que visam mudança nos procedimentos de demarcação de terras indígenas, transferindo da Funai para o Congresso [Nacional]. Claramente a gente percebe que é uma manobra de paralisar todo processo de demarcação de terras indígenas e recusar as outras que já estão regularizadas”, argumenta o representante titular do Conselho Nacional de Política Indigenista do Acre, Francisco Avelino.


Avelino acrescenta ainda que o presidente interino Michel Temer (PMDB) assinou uma medida provisória em maio para reestruturar a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração pública e não teria citado o Conselho Nacional de Política Indígena e nem a Funai. Para o líder da etnia Apurinã, isso seria um sinal da atual liderança política do país de que pode extinguir os órgãos.


“Enfrentamos problemas com a saúde também. Os trabalhos de saúde primários nas aldeias precisam de condições e orçamento para deslocar as equipes até as aldeias. Estamos trabalhando com muitas dificuldades. A Funai está trabalhando sem recursos”, ressalta.


g1 acre


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias