Jogos Escolares: definidos campeões da fase municipal em Cruzeiro do Sul

jogos_escolares_1_k1pZhvNO ginásio Jader Machado, em Cruzeiro do Sul, a 648 km de Rio Branco, sediou na manhã desta terça-feira (19), as finais da fase municipal dos Jogos Escolares. Ao todo, seis escolas faturaram títulos nas quatro modalidades disputadas. E duas delas ganharam destaques nesta edição. A Escola São Jose, que conquistou o tricampeonato no futsal feminino sub-14, e a Escola Maria de Nazaré Santiago, localizada na zona rural, a 35 km do centro de Cruzeiro do Sul, que teve equipes representantes apenas no futsal sub-14 e sub- 17 masculino e feminino, e só não conquistou o título no feminino sub-14.


O professor Ralid Mourão, da São José, que nos últimos três anos vêm colecionando títulos na modalidade, exalta mais uma conquista, mas lamenta a realização apenas da fase municipal.


– Trabalhamos o ano inteiro pensando nesses jogos. Ano passado tivemos uma grande frustração. Vencemos a fase estadual de forma invicta e tivemos oportunidade de ir à fase nacional dos jogos. Mesmo assim, mantivemos nossa determinação e foco nos treinamentos pensando em dar sequência ao nosso trabalho. Este ano, mais uma vez montamos uma boa equipe que poderia fazer boa participação nos jogos, mas infelizmente tivemos apenas a fase municipal – comentou.


A escola Maria de Nazaré Santiago, que tem 315 alunos divididos nos dois turnos nos ensinos Fundamental e Médio, surpreendeu tendo as quatro equipes na decisão e três títulos conquistados.


– Nossa gestão tem incentivado muito nossos alunos que treinam diariamente na quadra construída pela gestão pública municipal na comunidade. Acho que a prefeitura está de parabéns por oportunizar a prática de esportes nas comunidades rurais. Estas conquistas de nossa escola são um prêmio a nossos alunos e de nossos professores que aproveitam a quadra para treinar nossos aluno – comemorou o diretor Antônio Costa.


Amante do futebol, Alaine Nogueira, 16 anos, da Escola Maria de Nazaré Santiago, foi escolhida a melhor atleta dos jogos e espera um dia poder mostrar talento fora da cidade natal. Ela também lamenta não poder disputar a fase estadual da competição.


– Esse título é muito importante para nossa comunidade, que conseguiu desbancar as escolas da zona urbana. Fico muito feliz em poder mostrar nosso talento. Eu e muitas amigas da comunidade treinamos muito nos últimos meses pensando nestes jogos. Algumas de nós temos o sonho de um dia jogar profissionalmente. Infelizmente nos tiraram o direito de jogar as outras fases dos jogos. Espero no futuro ter oportunidade de mostrar meu potencial fora de Cruzeiro do Sul e um dia quem sabe realizar o sonho de ser uma jogadora de futebol – declarou.


O secretário de Cultura e Esportes de Cruzeiro do Sul, Ademir Maciel, destaca que o resultado obtido pela escola Maria de Nazaré Santiago é reflexo dos investimentos na construção de quadras de esportes.


– Foram dias de muita movimentação dos estudantes. Os Jogos Escolares devem acontecer todos os anos. Quero parabenizar a todas as pessoas envolvidas e, principalmente, as escolas vencedoras. Tivemos muito empenho de todas as escolas, não tivemos diferença entre as da zona rural e urbana. Isso é reflexo dos investimentos feitos nos últimos anos, quando foram construídas 23 quadras na cidade, sendo que cada vila rural ganhou uma quadra coberta.  Hoje o resultado é vermos uma escola rural sendo destaque na disputa com escolas da zona urbana – avaliou.


Confira as escolas campeãs da fase municipal em Cruzeiro do Sul:


Sub-14


Futsal Masculino: Maria de Nazaré Santiago
Futsal Feminino: São José
Handebol Masculino: Escola Presbiteriana
Handebol Feminino: Escola Presbiteriana


Sub-17


Futsal Masculino: Maria de Nazaré Santiago
Futsal Feminino: Maria de Nazaré Santiago
Voleibol Masculino: Escola Professor Flodoardo Cabral
Voleibol Feminino: Escola Dom Henrique Ruth
Handebol Masculino: Escola Professor Flodoardo Cabral
Handebol Feminino: Escola Professor Flodoardo Cabral
Basquete Masculino: Instituto Santa Terezinha
Basquete Feminino: Escola Dom Henrique Ruth


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias