O inquérito sobre o disparo efetuado pelo policial federal Victor Manuel Fernandes, de 23 anos, dentro de uma boate em Rio Branco, deve ser concluído até o final deste mês, segundo informações da Polícia Civil.Um dos tiros matou Rafael Chaves Frota, de 25 anos, que foi atingido na barriga.
O delegado Rodrigo Noll, responsável pelas investigações, afirmou que, mesmo com o resultado dos laudos periciais, outros procedimentos ainda precisam ser tomados. Em seguida, o caso vai ser encaminhado ao Poder Judiciário.
“Acredito que na semana que vem o inquérito deva ser concluído. Ainda existem algumas coisas faltando e diligências para serem feitas. Mais testemunhas ainda devem ser ouvidas”, acrescenta o delegado.
Gyrlyanne Barbosa, prima de Frota, diz que a família continua acompanhando para que o caso não fique impune, por isso, manifestações estão sendo organizadas para a quinta-feira (21).
“Queremos que a pessoa pague e também desejamos a conscientização. Da mesma forma que existe a campanha ‘se beber, não dirija’, é preciso que haja a ‘se beber, não ande armado’. Queremos que a Justiça seja feita, mas também queremos conscientizar. Ele não foi o primeiro, mas pode ser o último”, ressalta.
O G1 tentou, mas não conseguiu contato com o advogado Marcos Vinícius Jardim, que representa o policial, para comentar sobre o caso.
Entenda o caso
Na madrugada do dia 2 deste mês, o policial efetuou quatro disparos dentro da boate após, segundo a Polícia Federal (PF-AC), ser agredido e cair no chão. Um dos tiros acertou Frota, que chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Outro homem e o próprio policial também ficaram feridos.
Um dia depois do ocorrido, o policial federal foi encaminhado à audiência de custódia, onde a Justiça do Acre decidiu pela manutenção da prisão. O Tribunal da Justiça (TJ-AC) afirmou que o suspeito alegou legítima defesa, mas o argumento não convenceu o juiz. A PF-AC informou que Campelo está custodiado na sede do órgão.
Campelo ocupa o cargo de agente na PF há menos de um ano. Segundo o edital do concurso, ele passou no exame em julho de 2015 e depois foi chamado para o curso de formação.