Um homem de 41 anos foi preso por transportar 5 m³ de madeira irregular (240 tábuas), na noite desta terça-feira (5), no Km 1 da Estrada Transacreana, zona rural de Rio Branco. O comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Carlos Augusto Negreiros, disse que os policiais estavam em patrulha quando localizaram um caminhão transportando a madeira sem documentação. O motorista foi preso e encaminhado junto com a carga para a Delegacia de Flagrantes (Defla).
Segundo informações da polícia, registradas no boletim de ocorrência, a madeira apreendida era Samaúma. O suspeito que dirigia o caminhão disse à polícia que estava realizando o transporte para um homem que seria dono de uma construtora, mas tentou fazer contato por telefone para verificar se a carga tinha documentação, e não conseguiu.
O major do Batalhão Ambiental, Negreiros, explicou que esse patrulhamento faz parte do planejamento de combate às queimadas e desmatamento. “Estamos com todo efetivo mobilizado no sentido de evitar esse tipo de prática. Pedimos, inclusive, que a população denuncie. Fora essa madeira apreendida na Transacreana, foi identificado o desmate de castanheira, uma árvore protegida por lei”, conclui.