Mais três transplantes de órgãos foram realizados no Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco na manhã desta quinta-feira, 14.
Graças à decisão da família do doador, um homem de 42 anos morto nesta terça-feira, 12, vítima de trauma, três pacientes que aguardavam na fila de espera receberam dois rins e um fígado.
De acordo com a coordenadora da Central de Transplantes do HC, Regiane Ferrari, os procedimentos foram realizados com sucesso. “É muito bom contar com a solidariedade das pessoas que tomam essa importante decisão de doar vida a quem precisa. Esperamos que cada vez mais a população se conscientize e colabore tomando a decisão de ser doador de órgãos”, disse Regiane.
Para ser doador, basta informar à família o seu desejo. A doação só se efetiva após a autorização familiar documentada. Podem ser doados rins, coração, pulmões, fígado, pâncreas e tecidos, córneas, pele e ossos.
Os órgãos são transplantados para os primeiros pacientes compatíveis que estão aguardando em lista única da Central de Transplantes de cada estado.