Ao menos 80 indígenas ocuparam, na manhã desta quarta-feira (13), a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Rio Branco. Segundo os povos, o ato faz parte de um movimento nacional contra o atual cenário político brasileiro que pede que os direitos dos indígenas sejam respeitados. O ato será finalizado em frente ao prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), no Centro da capital acreana.
Ao todo, 11 povos indígenas participam do protesto, sendo alguns do Acre, Amazonas (AM) e noroeste de Rondônia (RO), segundo a coordenadora regional da Funai na CR Alto Purus, Vanísia Santos.
“Essa ocupação está acontecendo em todas as regionais do Brasil, inclusive na sede em Brasília. Os povos indígenas estão repudiando o retrocesso dos direitos deles que hoje, no contexto do atual cenário político do Brasil, teve um retrocesso, um enfraquecimento”, diz Vanísia.
A coordenadora fala ainda que foram realizados cortes de cargos comissionados na Funai que representam um “baque” para a instituição. “Nós já trabalhamos com um quadro técnico reduzido, aquém da responsabilidade da instituição. Eles estão repudiando também as situações políticas que estão sendo realizadas sem ouvir os povos, como uma possibilidade de um militar assumir a presidência da Funai”, acrescentou.
Vanísa finaliza dizendo que é importante deixar claro que o movimento dos índios do Acre é em apoio ao movimento que ocorre no Brasil todo. “Nós da Funai estamos como parceiros em relação às reivindicações deles em relação ao fortalecimento da instituição”.