cedimp otimizado ezgif.com gif to avif converter

Com seca do rio, Depasa vai realizar ‘blitz’ para evitar desperdício de água

rio23Para evitar o desperdício de água durante o período de seca do Rio Acre, o Departamento de Pavimentação e Saneamento de Rio Branco (Depasa) deve começar a fazer fiscalizações nos bairros da capital a partir da próxima semana. Na quinta-feira (7), o governador Tião Viana (PT-AC) disse que essa “pode a mais grave seca da história do Acre” e a preocupação com um possível racionamento é constante.


O relatório, divulgado pela Defesa Civil do Acre nesta sexta-feira (8), aponta que o nível do manancial chegou a 1,86 m. O órgão diz ainda que o nível do manancial tem diminuído em média um centímetro por dia. A situação levou Tião Viana a assinar um decreto de situação de emergência.


Segundo o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães, o órgão ainda está elaborando o projeto de fiscalização e quais bairros devem ser os primeiros a receber as equipes da ‘Blitz de Combate ao Desperdício de água’. O diretor explica, no entanto, que as fiscalizações devem ocorrer no momento do abastecimento.


“Ainda estamos formatando, mas a ideia é mandar uma equipe nossa da área social, do comercial e de fiscalização para os bairros. Vamos chamar voluntários de secretarias e do Corpo de Bombeiros. Os trabalhos vão durar o verão inteiro, enquanto estiver com essa crise”, detalha.


Com a seca do rio, o diretor afirma que a captação de água está ocorrendo com 20% a menos da capacidade de abastecimento para época do ano. Por isso, quem for flagrado desperdiçando água pode sofrer sanções.


“Vamos fazer o trabalho de abordagem e depois vamos voltar com uma equipe menor. Se houver desperdício, faremos uma notificação e na sequência aplicaremos multa. Isso ainda vai ser regulamentado, pré-estabelecido e vamos baixar uma portaria com os valores”, explica.


Magalhães ressalta ainda que a população da capital é a principal personagem na luta contra o desperdício. “Precisamos da mão estendida da comunidade. Já estamos recebendo muitas denúncias de desperdício, mas se todos se unirem vamos superar tudo isso”, conclui.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias