O peão Francisco de Assis, do município de Tarauacá, a 409km da capital, campeão do rodeio da Expoacre 2015, era um dos favoritos ao título da edição deste ano. Mas o favoritismo não durou mais que três segundos. Um dos primeiros a montar na Arena de Rodeios do Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, em Rio Branco, na noite desta segunda-feira (25), na abertura da competição, ele viu a chance de brigar pelo bicampeonato terminar bem antes do que imaginava e não escondeu a frustração pelo insucesso.
– Montei no touro bem pulador e não deu certo. Fiquei muito decepcionado. Vou me preparar para o próximo evento, que vai ser em Feijó (a 366km de Rio Branco), no dia 3 de agosto – lamentou.
Ao todo, 20 peões da capital e do interior participaram do primeiro dia de montaria. 15 se classificaram para as semifinais e cinco avançam para a decisão, que serão realizadas nesta terça-feira, a partir das 21h. Francisco de Assis, que participou do Rodeio de Barretos em agosto de 2015, lamenta a falta de competições no estado e a falta de valorização da modalidade.
– Está cada vez mais difícil, este ano quase não tivemos provas. A montaria, infelizmente, não é um esporte reconhecido, mas faço porque gosto, é uma emoção. Participei de Barretos, que é uma estrutura totalmente diferente – frisou.