Um fato inusitado ocorreu no município de Acrelândia, distante cerca de 110 quilômetros de Rio Branco, a capital do Acre.
Um bezerro nasceu de parto normal na Chácara de propriedade do pequeno agricultor de nome Valdecir, mais conhecido por “Criolo” que a exemplo da família dele e toda a comunidade viu a cena de forma assustadora.
De acordo com informações o animal com duas cabeças e um único corpo morreu minutos depois de nascer, mas o caso ainda é o comentário principal da população daquela cidade.
Mutação gemelar
Segundo especialistas não é comum ocorrer parto gemelar (dois bezerros). “Nesse caso, como o animal era velho, o embrião não conseguiu se dividir corretamente, e os dois fetos que eram para se formarem separados começam o desenvolvimento com alguns órgãos separados, mas a maior parte do corpo é um só”.
Outro fator que pode ter contribuído para a malformação do animal é o uso do mesmo reprodutor na propriedade, o que limita a variabilidade genética do rebanho. “Geralmente, esses animais com mutações genéticas não são compatíveis com a vida. Dependendo do grau de mutação, ou eles nascem mortos, ou vivem poucas horas após o parto”, explicou.