O Sindicato das Indústrias Moveleiras do Estado do Acre (Sindmóveis), homenageou nesta quarta-feira, 29, o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, com uma placa de reconhecimento pelo empenho e esforço em prol do fortalecimento da indústria de móveis local. As vinte e duas unidades de saúde inauguradas na gestão de Marcus Alexandre, bem como as oito creches construídas e o Mercado do Bosque, têm sua mobília adquirida na indústria local.
Onze indústrias de móveis de Rio Branco foram responsáveis pela confecção do mobiliário de órgãos municipais, que inclui os móveis para escritório das alas http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativas e os específicos, para o conjunto de unidades de saúde, como cadeiras para medicação e amamentação.
O presidente do Sindicato das Indústrias Moveleira do Acre, Francisco Augusto Nepomucena, explica que as empresas tiveram que se adequar as normas de fabricação para móveis da área de saúde, como os das 22 unidades básicas de saúde inauguradas pelo prefeito Marcus Alexandre. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, desenvolveu os desenhos de 26 móveis a partir das informações dos técnicos da secretaria Municipal de Saúde, seguindo os padrões do Ministério da Saúde. “Nossa indústria dá uma respirada em meio a essa crise com a compra de móveis pela Prefeitura de Rio Branco e governo do Estado”, cita o presidente do Sindmóveis, Francisco Augusto Nepomucena.
Para o prefeito Marcus Alexandre, os móveis para as creches, unidades de saúde e Mercado do Bosque, são de excelência e sua aquisição pela prefeitura garantem que os recursos circulem no próprio Estado. “Nós compramos os móveis feitos com nossa madeira, nossa mão de obra, o que aquece a indústria local. Os moveleiros têm muita experiência com relação ao designer e os móveis têm alta qualidade, graças ao Núcleo de Tecnologia do SENAI e dos cursos oferecidos pelo governo do Estado”, explicou, lembrando ainda que o novo Barral Y Barral, que será inaugurado nesta sexta-feira, 1 de julho, também terá a mobília fabricada em Rio Branco.
Adriano Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), ressalta que o prefeito Marcus Alexandre recebeu no último dia 18 de maio, outra homenagem, na sede da Federação, dos Sindicatos da Extração Mineral e o das Olarias. “O prefeito Marcus Alexandre valoriza a indústria local e desburocratiza os processos para facilitar a atividade industrial, que também sofre os efeitos da crise financeira”, destaca.