A prefeitura de Rio Branco vai realizar várias atividades neste domingo, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Chico Mendes, a partir das 15 horas. A programação, inclui atividades de educação ambiental e a entrega à comunidade da revitalização do Parque Ambiental Chico Mendes, coordenado pela secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMEIA.
O prefeito Marcus Alexandre vai inaugurar o Recinto do Gavião Real e a Ecoloja e acompanha em seguida, atividade de educação ambiental intitulada Conhecendo o Nosso rio, que trata sobre a conservação da bacia hidrográfica do Rio Acre.
A coordenadora do Parque, Joseline Guimarães, explica que o objetivo da atividade de educação ambiental é apresentar de forma lúdica e diferenciada, a preocupação da equipe com a bacia hidrográfica do Rio Acre, utilizando instrumentos inovadores como a Cápsula da Consciência, a maquete do diálogo e banners gigantes do conhecimento. “O objetivo é que o público visitante do Parque possa passar por uma experiência única sobre meio ambiente e entender que tudo está interligado, e cada um de nós tem sua importância para manter o planeta saudável para as presentes e futuras gerações”, relata.
Joseline destaca que os instrumentos lúdicos serão usados durante todo mês de junho, na execução de três ações de Educação Ambiental no Parque: Os Projetos Conhecendo Rio Acre e Meu Rio Minha Vida e o Museu do Lixo, que vai destacar a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O investimento feito no Parque é de R$ 250 mil reais, recurso do Ministério de Meio Ambiente, obtido por meio de emenda apresentada pelo Senador Jorge Viana. São parceiros, da secretaria Municipal de Meio Ambiente na programação: Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográfica do Ministério do Meio Ambiente; Secretaria Estadual de Meio Ambiente/Governo do Acre e Gabinete do Senador Jorge Viana.
Parque Ambiental Chico Mendes
Inaugurado em 1998, é o maior parque ambiental de Rio Branco, com 57 hectares. É o único Parque da capital com zoológico e tem como característica principal a utilização e visitação nos finais de semana. É um parque temático em conservação da fauna e flora regional, aberto para a população de terça-feira a domingo, nos horários das 7h às 17h e possui visitação guiada.
O local atrai estudantes em pesquisa, turistas e muitos visitantes. A maioria vai em busca de ver os animais da fauna amazônica, como macacos e onças. O zoológico tem 24 recintos, totalizando 10 hectares, abriga 35 espécies da fauna regional, representadas por 190 animais silvestres.
Outras atrações são o Memorial Chico Mendes, que abriga documentos da vida e legado do líder seringueiro e ambientalista Chico Mendes, trilhas ecológica, praça de alimentação, ofertando culinária típica regional, mirante, torre com 15 metros destinada à contemplação da vegetação e da fauna arborícola, parque infantil, com 10 equipamentos para a recreação das crianças, 2 trilhas ecológicas cobertas com vegetação nativa, totalizando 1.300 metros de extensão, pista pavimentada para caminhadas diurnas com aproximadamente 3.000 metros de extensão, área de piquenique com 25 mesas e 50 bancos destinada a atividades de entretenimento e refeições ao ar livre pelos visitantes do parque, ecoloja, para comercialização de artesanato regional, réplica da casa do seringueiro e das lendas da floresta que tem o objetivo de divulgar o folclore e a cultura amazônica.
O parque também possui uma Academia da Comunidade aberta composta de 10 equipamentos com capacidade de atender 27 pessoas simultaneamente.