Abrindo a Semana de Meio Ambiente, o prefeito Marcus Alexandre, assinou nesta quarta-feira, a ordem de serviço para a construção do primeiro Ecoponto do Estado, que já começa a ser construído no Conjunto Tucumã. Os Ecopontos são locais adequados para a onde a população levará resíduos, que posteriormente, serão enviados às Áreas de Triagem e Transbordo (ATT). “São locais próximos das pessoas, onde não poderá ser deixado lixo doméstico e sim resíduos. Atualmente a população faz o descarte em locais inadequados ou paga frete para levar resíduos até a UTRE. Os Ecopontos resolvem esse problema”, explicou o prefeito à comunidade do Tucumã.
A secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) vai fazer a gestão dos Ecopontos. A equipe da secretaria vai receber, separar e dar destinação aos resíduos que podem ser recebidos nos Ecopontos: resíduos da construção civil (trituráveis, solo, madeira e embalagens), resíduos volumosos, resíduos verdes, resíduos sólidos domiciliares secos, lâmpadas, pneus, eletroeletrônicos, pilhas e baterias.
O titular da SEMSUR, Kellyton Carvalho, diz que a prefeitura vai fazer a http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração direta de alguns itens, como restos de material de construção e podas de árvores. Outros produtos, como papelão e plástico deverão passar por processos licitatórios, e deverá ser reciclado por indústrias de plástico instaladas em Rio Branco. Explica ainda que produtos como pilhas, baterias e pneus serão devolvidos à indústria, por meio da política nacional de Logística Reversa. Quinzenalmente, os caminhões das industrias vêm à Rio Branco, buscar os itens, para a reciclagem.
A secretária de Meio Ambiente, Silvia Brilhante, destacou, durante a assinatura da ordem de serviço, a importância estratégica desses equipamentos “que vão proporcionar uma redução no número de pontos onde a população descarta o lixo de forma irregular, como os terrenos baldios e margens de rodovias”.
Os alunos, professores e funcionários da Escola Padre Peregrino, que fica próximo ao local de coleta do Conjunto Tucumã, participaram do evento de lançamento do Ecoponto e tiveram explicações sobre o funcionamento do equipamento. A coordenadora pedagógica da Escola, Vilma Soares, destaca que “era urgente a criação de um local como esse, que dá destinação correta aos resíduos, que eram costumeiramente jogados aqui perto. Nossos alunos serão multiplicadores, para os pais e vizinhos, da importância do descarte correto desse material”.
A Fundação Banco do Brasil é financiadora dos Ecopontos do Tucumã e o da Conquista – cuja ordem de serviço será assinada em breve. O gerente da Agência do Setor Público da instituição, Márcio Carioca, afirma que a Fundação, assim como a prefeitura de Rio Branco, “investe na sustentabilidade da cidade. Essa obra é fundamental para o hoje e para o amanhã da cidade”.
Nos próximos dias, o prefeito Marcus Alexandre vai assinar a ordem de serviço autorizando a construção do segundo Ecoponto de Rio Branco, este será no bairro Conquista. No total, 14 Ecopontos serão construídos na cidade, contemplando todas as regionais urbanas, além disso também serão construídas três Áreas de Triagem e Transbordo (ATT) para o descarte dos resíduos gerados nos Ecopontos.