A Prefeitura de Rio Branco por meio da EMURB está com várias frentes de manutenção viária, recuperação e conservação, drenagem e pavimentação em vários bairros e ramais de Rio Branco – e não somente os corredores de ônibus, mas ruas transversais também como a Rua Acrelândia, no Residencial Angico, onde está sendo realizada uma intervenção que motivou a comemoração dos moradores: “aqui estava ruim, a rua cheia de buraco mas agora melhorou muito. O pessoal consertou um esgoto que ninguém mais suportava e a rua ficou bem melhor”, disse dona Maria de Nazaré Campos, que vive há cinco anos no Angico, bairro que recebe melhoria em seus corredores de ônibus e vias transversais. “As pessoas nos procuram alegres e satisfeitas. Com este trabalho, o qual fazemos com dedicação, a situação vem melhorando muito”, declarou Antônio Carlos, o Toninho, encarregado da EMURB na frente de manutenção viária do Angico.
O começo do verão significa exatamente isso: presença forte da EMURB em toda a cidade, atuando em diferentes frentes de serviço – sem que a Prefeitura se descuide de outras questões próprias do período seco, como o controle das queimadas urbanas e rurais e da saúde da população. “Esta tem sido a determinação do prefeito Marcus Alexandre: esforço total para cumprimento dos compromissos”, disse José Carlos Fernandes, diretor Técnico da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco. Para isso, há frentes de trabalho noturno também, de modo que o tempo tenha o melhor aproveitamento.
A EMURB também já avançou significativamente na recuperação viária da Baixada da Habitasa, onde havia grande demanda da comunidade. A Rua Venezuela, por exemplo, está integralmente recuperada. A equipe da EMURB esteve durante a manhã desta terça-feira, 28, reinstalando as caixas de drenagem fora do leito da Rua Peru visando prepara-la para receber a imprimação e em breve ser asfaltada. Caixas de dreno estão sendo recuadas para mais próximo da linha da calçada.
Além da forte ação urbana, a EMURB mantém frentes realizando melhoria e recuperação de ramais nas comunidades do assentamento Moreno Maia; Ramal Astro Rei, na BR 364; ramal São João, na Estrada Transacreana; Vila Manoel Marques também na Transacreana; ramal da Associação do Seu Dario, no Barro Alto e no ramal do Noca (Transacreana).