O prefeito Marcus Alexandre realizou nesta terça-feira, 28, última inspeção a obra da Policlínica Barral Y Barral antes de sua inauguração na próxima sexta-feira, 1 de julho, às 9h. O ´Novo Barral´ irá funcionar incialmente com todas as especialidades disponíveis na atual unidade na Estação Experimental – clínica geral e pediatria. Na sexta-feira os atendimentos já serão realizados na Policlínica, que irá funcionar em parceria com o Governo do Estado.
Uma importante novidade estará funcionando na inauguração da Policlínica: o prontuário eletrônico. O sistema, conforme explicou a coordenadora-geral do novo Barral y Barral, Patrícia Souza, vai eliminar os prontuários em papel, ele indica automaticamente o médico que irá atender o paciente tão logo peça o serviço. Um painel eletrônico irá mostrar os nomes do paciente e do médico (ou enfermeiro). “O prontuário eletrônico, conforme foi observado nas experiências realizada, melhora muito o acolhimento e a prestação do serviço médico”, disse Patrícia.
Nesta primeira etapa, a Policlínica Barral y Barral irá funcionar no 1º andar com atendimento ao público. Além do novo prédio, com três pisos, a unidade de saúde terá novos serviços, horário estendido até às 22 horas e capacidade de atendimento duplicada quando todas as etapas forem concluídas. No Barral y Barral da Estação Experimental são realizados cerca de 1.200 procedimentos ao dia, incluindo consultas, vacinas e outros. “Viemos para conferir e deixar tudo pronto para entregar mais esta unidade de saúde à comunidade”, disse o prefeito, que acompanhado de técnicos ligados à engenharia e saúde, vistoriou todos os ambientes da obra.
A Policlínica Barral y Barral terá ambientes e serviços como recepção, farmácia, escovódromo, sala de coleta, laboratório, sala do educador, sala de nutricionista, recursos humanos, coordenação, http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração, sala de imunização, neonatal, sala de nebulização, sala de vigilância epidemiológica, copa, depósito de material de limpeza, almoxarifado, sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência, sanitários para funcionários, sala de medicação e observação, sala de suturas e curativos, expurgo, esterilização e distribuição, consultório de pediatria, consultórios de clínica médica, dois consultórios de enfermagem, consultório ginecológico, consultórios odontológicos, sala de raio-x odontológico, consultório de psicologia, consultório de fonoaudiologia, sala CTA e auditório.
Uma programação especial irá marcar a inauguração dessa importante unidade de saúde, que amplia aos melhores níveis a cobertura do Programa Saúde da Família na cidade de Rio Branco – algo acima dos 85%, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde.