Prefeito inspeciona obras de elevação da Estrada das Placas e de drenagem na Avenida Getúlio Vargas

O prefeito Marcus Alexandre realizou duas importantes inspeções no começa da manhã desta quinta-feira, 30 de junho: às 6h30 vistoriou a obra de duplicação da Estrada das Placas, no trecho entre o Posto Talma e a rotatória que dá acesso ao bairro Tancredo Neves, onde realizou especial observação nos serviços de elevação do leito da via, nas proximidades do supermercado Val Querendo.


03


A Prefeitura de Rio Branco implantou na região uma contenção em concreto, tecnicamente chamado de muro de arrimo. O muro tem comprimento de 98 metros e altura de três estágios em arco (zero, 1,40m e zero). Até então, segundo observou o prefeito, as pessoas ainda não tinham compreensão dos objetivos da mureta, mas o aterramento que está sendo feito traduz a importância da intervenção para a segurança dos usuários e comodidade às lojas da região.


O muro serve para promover o nivelamento entre as margens esquerda e direita da estrada. Atualmente, a margem esquerda é mais alta que a direita, e para que não houvesse intervenção mais radical nas edificações próximas, a decisão foi implantar o muro de arrimo, que constitui-se na solução de engenharia encontrada pelos técnicos para preservar os comércios daquela localidade.


02


Para igualar uma margem e outra estão sendo necessários 580 metros cúbicos de aterramento. A Estrada das Placas está sendo duplicada no trecho que vai da rotatória do Posto Talma até o trevo de acesso ao bairro Tancredo Neves. Em pouco tempo a via receberá o pavimento definitivo com Tratamento Superficial Duplo (TSD). Conforme lembrou o prefeito Marcus Alexandre, as obras da Estrada das Placas fazem parte de um pacote de intervenções que está sendo executado pela prefeitura de Rio Branco, em parceria com o governo federal através do PAC Mobilidade, que prevê a duplicação e alargamento de sete vias estruturantes da capital.


Além da Estrada das Placas, estão sendo duplicadas a estrada Apolônio Sales, Estrada da Sobral, cuja 1ª etapa será entregue nesta sexta-feira, 1 de julho; Avenida Getúlio Vargas e alargadas as ruas João XXIII no Bosque, e Campo Grande e São Salvador, na Baixada –todas prontas ou andamento. O primeiro trecho da Estrada da Floresta já foi concluído.


Drenagem avança e em breve trânsito será liberado na Getúlio Vargas


Na sequência, o prefeito esteve na Avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a loja Auge Pneus e Rua João XXIII, que recebe uma grande intervenção para melhorar o sistema de drenagem na região. “Estas obras vão acabar com os alagamentos nesta parte da cidade”, disse Marcus Alexandre.


Trata-se da segunda etapa da galeria que capta as águas de chuva de vários bairros. A nova galeria, de 2,5m x 2,5m irá dar fluxo à água proveniente dos bairros à direita da pista, já que a galeria destinada a canalizar águas que vem dos bairros à esquerda está concluída. “Dos 235 metros da rede de drenagem só faltam 17 metros para concluirmos o trabalho”, disse Marcelo Menezes, coordenador da obra. Uma das ruas que mais alagavam quando chove, a Farroupilha, não apresentará novos problemas com essa intervenção. “Nos próximos dias vamos estar concluindo esse trabalho para liberar o trânsito que dá acesso à parte alta da cidade pela Getúlio Vargas”, concluiu o prefeito.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias