Uma onça-parda fugiu da jaula no Parque Chico Mendes, em Rio Branco, e teve que ser recapturada pelo Corpo de Bombeiros e Batalhão Ambiental na tarde desta segunda-feira (27). A informação foi confirmada pela prefeitura da capital e também pelas equipes que fizeram a captura.
De acordo com o BPM, o animal fugiu quando estava sendo alimentado. “Foi um descuido do tratador, mas assim que fomos acionados fizemos um cerco e conseguimos capturá-la”, informou o tenente do Batalhão Ambiental, Dário Almeida.
Quatro equipes foram acionadas, entre Bombeiros e PMs, além de Exército. A onça ficou cerca de uma hora fora da jaula, mas se manteve dentro das dependências do parque, segundo informou a prefeitura.
A prefeitura informou que ninguém ficou ferido e que o parque estava fechado nesta segunda (27) devido ser um dia de manutenção no local.
A secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Silvia Brilhante, reconheceu que houve falha, mas enfatizou que foi a primeira vez que algo do tipo ocorreu desde a abertura do parque. “Houve uma falha com certeza, esses acidentes podem acontecer. O parque já tem 20 anos e essa é a primeira vez que acontece. Temos nove treinadores e três veterinários, todos eles têm treinamento e obedecemos todos os protocolos”, finaliza.
Onça que fugiu
A onça sussuarana Cheetara tem oito anos, pesa 25 kg e nasceu em cativeiro. Ela vivia em um zoológico na cidade de Porto Velho (RO) e há cinco anos foi transferida para Rio Branco, quando a unidade rondoniense foi desativada.
G1 ACRE