Os alunos da Escola Professora Marília Santana Bonfim, no Benfica, receberam nesta sexta-feira, 24, em primeira mão no estado do Acre, a versão remodelada da cartilha Cidadania e Justiça na Escola, desenvolvida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A publicação é em formato de gibi e tem o objetivo de levar a estudantes do Ensino Fundamental informações sobre o Poder Judiciário, direitos e deveres dos cidadãos.
Em Rio Branco, o lançamento foi feito pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre (AMAC), Giordane Dourado, e pela vice-presidente da AMB, Nartir Weber, que agradeceu pela parceria institucional para divulgação do projeto na capital do Acre. Convidado especial do ato de lançamento, o prefeito Marcus Alexandre agradeceu pela AMB ter escolhido uma escola da rede municipal de ensino.
Nartir Dantas Weber, explicou aos alunos o que eles vão encontrar ao folhear o material. São informações sobre bullying, Lei Maria da Penha, direitos e deveres dos cidadãos, relações homoafetivas, guarda compartilhada e alienação parental, entre outras. Tudo com uma linguagem adaptada à faixa etária e com tarefas que mais parecem brincadeiras, como passatempos. Nartir também apresentou, para a alegria da criançada, os dois personagens que protagonizam as histórias: o Brasilzinho e a deusa Têmis menina – que representa a Justiça. E os estudantes ainda acompanharam uma peça de teatro que encenou um dos temas abordados na cartilha – a alienação parental e a guarda compartilhada. “Estou muito grato e podem contar com a Prefeitura de Rio Branco como parceira nesse projeto”, disse o prefeito Marcus Alexandre. O secretário de Educação e vice-prefeito de Rio Branco, Márcio Batista, também esteve presente no evento de lançamento da cartilha.