192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Marcus Alexandre palestra sobre mobilidade em Fórum de Engenharia

Palestra da UFAC (Fotos Assis Lima) (2)


A mobilidade urbana, um dos grandes desafios para os atuais gestores, foi o tema da palestra proferida pelo prefeito Marcus Alexandre, nesta quarta-feira, durante o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável, promovido pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Acre – SENGE – AC, no auditória da UFAC. O prefeito, que é Engenheiro Civil, citou os avanços, desafios e inovações da mobilidade em Rio Branco.


O aumento de mais de cem por cento da frota de veículos – que passou de 55 mil carros em 2005 para 159 mil em 2016, bem como o da população, segundo o prefeito, demandam soluções como as que foram e são executadas pelo município: a duplicação de ruas e avenidas, construção de Terminais de Integração em bairros, construção de pontes e calçadas, ampliação de ciclovias, aumento da frota de ônibus e da quantidade de linhas de ônibus.


As inovações que resultam na melhoria da mobilidade, como a criação da zona azul, os aplicativos que facilitam a utilização desses espaços, e a passagem de um real para os estudantes foram citadas.


Já os desafios incluem a instalação de binários – ruas paralelas que atuam em sentido oposto, novas linhas de ônibus interbairros e para a zona rural. Com relação aos novos projetos, o prefeito engenheiro relacionou o elevado nas Avenidas Getúlio Vargas e Ceará, um novo Terminal em frente ao Estádio José de Melo e um programa de bicicletas de uso compartilhado.


“Rio Branco não foi uma cidade planejada. E agora estamos alterando estruturas que existem há 30 anos, como avenidas. Com novos investimentos, como a expansão de ruas asfaltadas, que passaram de 350 quilômetros para 680 quilômetros, surge o desafio da manutenção. Mas podemos dizer que seguimos avançando e contamos com instrumentos como o Plano Diretor da cidade, que está sendo atualizado”.


O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Acre, Sebastião Fonseca, ressalta que a palestra do prefeito Marcus Alexandre, foi de grande importância porque, “como engenheiro, ele pode optar por ações que resolvam graves problemas de acessibilidade e mobilidade”.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias