Marcus Alexandre inaugura a 22ª Unidade de Saúde de sua gestão

De porte 4, a UBS da Sobral é a sétima da Baixada e uma das maiores da cidade


Inauguração da UBS da Sobral (Fotos Assis Lima) (4)


 O prefeito Marcus Alexandre inaugurou nesta quarta-feira, 29 de junho, às 9h, a Unidade Básica de Saúde Maria Barroso da Silva, no Bairro Airton Sena, a 22ª de sua gestão e a 7ª entregue na Regional da Baixada. De porte 4, a UBS Maria Barroso da Silva, terá até quatro equipes, mas inicialmente conta com dois médicos, dentista, enfermeiros e dezesseis Agentes Comunitários de Saúde.


Na UBS serão atendidos moradores dos bairros Airton Sena, Boa União, da Pista, Glória, Bahia Nova e Aeroporto Velho. Quando estiver com as equipes completas – 4 médicos, a UBS, terá capacidade para atender até 18 mil pessoas por mês.


Inauguração da UBS da Sobral (Fotos Assis Lima) (20)


Esta é a sétima unidade de saúde inaugurada na região, que conta com mais de 90 mil habitantes em 20 bairros. O secretário de Saúde de Rio Branco, Oteniel Almeida, ressalta que as UBSs da regional atendem além dos bairros, a população da Estrada Transacreana e Riozinho do Rôla. “Com essas unidades, a Baixada tem cem por cento de cobertura na área da saúde. O prefeito Marcus Alexandre realmente tem a saúde como prioridade em sua gestão e o investimento é superior a R$ 30 milhões nas novas unidades”, cita Oteniel.


Inauguração da UBS da Sobral (Fotos Assis Lima) (21)


Denise dos Santos, moradora do Airton Sena elogiou o atendimento que recebeu na nova UBS e conta que nem precisou chegar de madrugada para ser atendida. “Cheguei as oito horas da manhã e as nove já havia sido consultada. Agora vou para casa levando a medicação prescrita pela médica. Isso é um grande avanço aqui para a Baixada, que antes só contávamos com a URAP Hidalgo de Lima”.


A presidente da Associação de Moradores do bairro Airton Sena, Vânia Rodrigues, ressaltou a qualidade da UBS: “É de excelência!”


Marcus Alexandre explicou que a prefeitura desalugou três imóveis, onde funcionavam as unidades de saúde dos bairros Airton Sena e Sobral, que agora estão na UBS Maria Barroso da Silva. “Compramos o terreno e fizemos essa UBS para atender bem a população e oferecer melhores condições de trabalho para as equipes de saúde. Esperamos que os servidores atendam a população com muita atenção e carinho. Na nossa gestão já garantimos para a Regional da Baixada a duplicação da Estrada da Sobral, o Terminal de Integração da CEASA, o Mercado do Peixe, a ampliação do Restaurante Popular, que agora oferece 700 refeições diárias e o governo do Estado também entregou uma UPA para a população”, lembrou o prefeito durante a inauguração.


Inauguração da UBS da Sobral (Fotos Assis Lima) (12)


A vereadora Graça da Baixada, agradeceu o que chamou de “presentes da gestão para a população da Baixada”. O deputado estadual Raimundinho da Saúde, parabenizou o prefeito Marcus Alexandre, que “abre novas unidades de saúde enquanto em outras cidades, os prefeitos fecham”.


 A UBS homenageia uma parteira tradicional da região


A maior unidade de saúde da Baixada presta homenagem a dona Maria Barroso da Silva, que era seringueira e tornou-se parteira tradicional. Nascida em 23 de abril de 1917 no Seringal Fonte Boa, em Sena Madureira, Maria Barroso casou-se aos 16 anos de idade, teve 16 filhos e adotou outros nove.


Cedo iniciou as atividades de parteira tradicional, ainda nos tempos em que vivia no seringal. Depois de se mudar para Rio Branco, passou a morar no Preventório continuando sua referência como parteira tradicional. Além disso, atuou como líder comunitária nas ocupações que deram origem à Baixada da Sobral. Para sobreviver dona Raimunda Barroso começou a fabricar salgados e doces para seu marido vender. Depois de intensa luta contra uma pneumonia, dona Maria faleceu em 1º de abril de 2013, gerando grande comoção em toda a Baixada da Sobral.


Durante a inauguração da UBS, com o nome da mãe dela, a funcionária pública Raimunda Nonata, falou da alegria pela homenagem. “Ela ficaria muito feliz em ser lembrada aqui na Baixada, onde muitas crianças nasceram pelas mãos dela. A homenagem é um presente para nós da família”, relatou a filha.


Unidades com maior capacidade para atendimento


Inauguração da UBS da Sobral (Fotos Assis Lima) (3)


De porte 4, a Unidade Básica de Saúde Maria Barroso da Silva, na Sobral, é a terceira maior UBS construída em Rio Branco. As outras duas estão localizadas na Cidade do Povo e no Conjunto Jequitibá, na região do Calafate, todas construídas na gestão de Marcus Alexandre.


Em Rio Branco, o porte das UBSs varia de 1 a 4 e define o tamanho das unidades. A UBS Maria Barroso da Silva possui área construída de 762,10 metros quadrados, com sete consultórios de clínica médica e de enfermagem, consultório odontológico com capacidade para quatro equipes, sala de reuniões, coleta e procedimentos, imunização, curativos, de esterilização, estoque, almoxarifado, copa, farmácia e recepção climatizada para mais de 60 pessoas sentadas. A unidade também dispõe de banheiros para o público e para funcionários feminino e masculino com acessibilidade, jardim de inverno, estacionamento para automóveis, motocicletas e bicicletário.


O valor total da obra foi de R$ 986.137,36 em recursos do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, e contrapartida da Prefeitura de Rio Branco.


22 novas unidades de saúde inauguradas


Desde o início da gestão do prefeito Marcus Alexandre Já foram entregues unidades de saúde nos bairros:  Tancredo Neves, Bahia, Laélia Alcântara, Taquari, Cabreúva, Seis de Agosto, Altamira, Comara, Conquista, Jequitibá, Belo Jardim I, Boa Vista/Sobral, Vila Acre, Belo Jardim II, Preventório, Amapá Rural, Santo Afonso, Jardim Primavera, Floresta Sul, Cidade do Povo, Loteamento Santo Afonso I, e a da Sobral. Além das 22 unidades de saúde já entregues a população pelo prefeito Marcus Alexandre, outras 4 estão em obras e serão inauguradas ainda este ano nos Bairros 15, Cadeia Velha, Rui Lino e no Quixadá.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias