O prefeito Marcus Alexandre inaugurou nesta segunda-feira, 27, a Unidade Básica de Saúde José Gomes de Oliveira, a 21ª de sua gestão, no Loteamento Santo Afonso I, Regional da Sobral. De porte I, a UBS conta com um médico, um dentista, enfermeiro e seis Agentes Comunitários de Saúde e tem capacidade para atender até 4.500 pessoas por mês, moradores do Loteamento Santo Afonso I, bairro Plácido de Castro e parte do Loteamento João Paulo II.
Os principais serviços oferecidos na UBS José Gomes de Oliveira são consultas médicas, atendimento odontológico, vacinas, coleta de exames laboratoriais, curativos, inalações, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação.
A Unidade de Básica de Saúde possui os seguintes ambientes: acesso coberto; sala de http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistração; recepção e espera climatizada; 2 consultórios de clínica médica; 1 consultório odontológico; sala de imunização; esterilização; sala de curativos; sala de procedimentos e coleta; sala de reuniões para os Agente Comunitários de Saúde; farmácia; sala de expurgo; copa; depósito de material de limpeza; sanitários com acessibilidade; estacionamento; bicicletário; e paisagismo.
O prefeito Marcus Alexandre enfatizou que a saúde é uma das prioridades de sua gestão e que os bairros e residenciais mais distantes merecem atenção especial. “Esta UBS, a exemplo de outras, garante saúde perto da casa das pessoas. Vamos inaugurar esta semana a 22º unidade e em seguida o Barral Y Barral, num grande esforço neste momento de crise financeira. Para atender nessas novas unidades já contratamos mais de 300 profissionais das diversas áreas da saúde, como médicos, dentistas e Agentes de Saúde”.
Unidades atendem padrão do Ministério as Saúde
A UBS do Loteamento Santo Afonso I, funcionava em uma casa alugada há mais de dez anos. O imóvel adaptado para funcionar como unidade de saúde, não tinha acessibilidade para cadeirantes e o consultório médico não seguia o padrão que orienta o Ministério da Saúde – que é de 7 metros quadrados.
A médica cubana Aurora Lima, explica que na nova unidade é muito mais fácil prestar um bom serviço à comunidade. “Lá era quente e muito apertado. Aqui, com o consultório climatizado e amplo, temos condições de atender melhor os pacientes”, enfatiza.
Outra diferença é que nas novas unidades construídas pela Prefeitura existem salas de reunião, onde se encontram semanalmente por exemplo, grupos de idosos e de gestantes, nela são realizadas reuniões com a comunidade local.
Sétima Unidade de Saúde da Baixada
A Regional da Baixada, que tem mais de 90 mil moradores e concentra 20 bairros, é a região de Rio Branco com o maior número de unidades de saúde construídas e reformadas, sendo sete no total: Floresta Sul, Cabreúva, Boa Vista/Sobral, Bahia, Preventório, Loteamento Santo Afonso I e Sobral – que será inaugurada nesta quarta-feira, além destas, existe na Regional a Unidade de Referência de Atenção Primária – URAP Augusto Hidalgo de Lima, que passou por importante reforma este ano e a UPA da Baixada, http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrada pelo governo do Estado.
Tais Costa, que nasceu e agora cria os filhos na Baixada, conta que quando era criança, era muito difícil ter acesso a médicos. “Agora tem muita unidade aqui perto da minha casa e os médicos atendem até o último paciente, nem precisa a gente chegar aqui de madrugada”.
O presidente da Associação de Moradores do Loteamento Santo Afonso I, Wylben Justino, destaca que “nunca antes a Baixada havia sido tão privilegiada e contemplada pelo poder público na área da saúde e ainda tem uma UPA aqui na região”.
21 Unidades de Saúde inauguradas e contratação de novos profissionais
Desde o início de sua gestão em 2013, o prefeito Marcus Alexandre já inaugurou 21 unidades de saúde nos bairros: Tancredo Neves, Bahia, Laélia Alcântara, Taquari, Cabreúva, Seis de Agosto, Altamira, Comara, Conquista, Jequitibá, Belo jardim I, Belo Jardim II, Boa Vista/Sobral, Vila Acre, Preventório, Amapá Rural, Santo Afonso, Jardim primavera, Floresta Sul, Cidade do Povo e Loteamento Santo Afonso I. No dia 29, quarta-feira, será inaugurada a 22º UBS, a do bairro Sobral.
Para atender a demanda das novas unidades, a Prefeitura de Rio Branco realizou na atual gestão, dois concursos públicos, que resultaram na contratação de 369 profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, enfermeiros, Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, além de servidores para área http://ecosdanoticia.net/wp-content/uploads/2023/02/carros-e1528290640439-1.jpgistrativa.
UBS presta homenagem a um líder comunitário da região
A Unidade Básica de Saúde leva o nome de uma pessoa popular, reconhecida pelo empenho em favor da comunidade. A identificação se dá sempre em consulta às lideranças comunitárias, trabalhadores da saúde e conselheiros do Conselho Popular de Saúde – COPS.
No caso da UBS do Loteamento Santo Afonso I, o homenageado é José Gomes de Oliveira, que foi líder Comunitário na região, organizador dos espaços de futebol, apoiador das pessoas mais carentes de sua comunidade e o grande idealizador da fundação do bairro. Seu José Gomes foi vítima de atropelamento, e faleceu no dia 12 de dezembro de 2010, gerando comoção entre os moradores do bairro.