Ícone do site Ecos da Noticia

Marcus Alexandre e Tião Viana assinam protocolo de segurança da passagem da Tocha Olímpica por Rio Branco

CAPA - Pref. Marcus Alexandre e Gov. Tião Viana assina protocolo de segurança da Tocha Olímpica (Fotos Assis lima) (7)


O governador Tião Viana e o prefeito Marcus Alexandre, além de outras autoridades, assinaram nesta quinta-feira, na sede do governo, o Protocolo Tático de Segurança para o Revezamento da Tocha Olímpica, que vai passar por Rio Branco no dia 21 de junho.


O Protocolo define o papel de cada instituição, como DETRAN, secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros que terá no evento como o ordenamento do trânsito, a presença de ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência-SAMU, e outras ações.


Na chegada da tocha, no aeroporto, por volta das 10 horas da manhã, haverá evento de recepção e o Revezamento propriamente dito, começará no Parque do Tucumã, próximo a escola de música às 13 horas e o término acontecerá na Gameleira. Durante todo o percurso – 24 quilômetros, haverá oito pontos de parada com manifestações artísticas e culturais acreanas, como apresentações de dança indígena, de quadrilhas, fanfarras e cantores locais.


Pref. Marcus Alexandre e Gov. Tião Viana assina protocolo de segurança da Tocha Olímpica (Fotos Assis lima) (2)


Entre os oito pontos de parada estão: o Parque Tucumã, nas proximidades do Mercado do Rui Lino; a Praça da Vila Betel em frente a Fundação Bradesco; a Praça da SEMSUR, na Baixada; em frente a Nissan na Av. Nações Unidas no Bosque; na Praça da Revolução em frente à Prefeitura de Rio Branco; Palácio Rio Branco; Novo Mercado Velho e Praça da Juventude no bairro Cidade Nova.


O prefeito Marcus Alexandre citou que Rio Branco é uma das poucas cidades onde a Tocha Olímpica vai permanecer durante todo o dia. Ressaltou que a prefeitura, por meio da EMURB e SEMSUR, prepara as ruas por onde a tocha será conduzida, com reparos necessários em vias e calçadas, além da limpeza dos locais.


Outra medida da prefeitura, para garantir que o público e os estudantes possam participar do evento de Revezamento, é o expediente corrido até as 14 horas e Ponto Facultativo para os servidores públicos a tarde. “Vamos garantir que a cidade esteja pronta para esse grande dia, bem como os locais de parada e as atividades programadas. Queremos uma grande participação dos estudantes e do público em geral nas ruas, no dia 21, quando a Tocha Olímpica vai ficar o dia inteiro em nossa cidade”.


No evento de assinatura do Protocolo, estavam autoridades de segurança das áreas federal, estadual e municipal que atuam no Estado. O chefe de todo o esquema de segurança é o coronel Kinpara, diretor Operacional da Polícia Militar do Acre. Kinpara destaca que 384 pessoas, entre policiais, equipes de socorro e apoio vão atuar no Revezamento da Chama Olímpica, no dia 21 de junho.


Homenagem a Chico Mendes


Um dos pontos altos da festa, segundo o governador Tião Viana, será a homenagem ao ex-seringueiro e ambientalista, Chico Mendes. “Será um evento de grande porte e a homenagem ao Chico Mendes, vai tornar o evento ainda mais emblemático. A banda da Polícia Militar também terá destaque na passagem da tocha por nossa capital”, afirmou o governador Tião Viana.


Sair da versão mobile