A família do estudante Francisco Bruno Dantas da Costa, de 18 anos, morto com duas facadas na última quarta feira (1), nega que ele tenha ameaçado os suspeitos do crime, dois adolescentes de 17 anos. Costa foi morto enquanto estava em uma casa em construção, em Cruzeiro do Sul.
A família diz que a vítima tinha passado o dia em casa e que foi atraído para o local do crime. Apreendidos, os menores alegaram que o crime foi motivado por vingança, uma vez que Costa teria os ameaçado dias antes do ocorrido. Versão que a família contesta.
No local do crime, foram encontradas uma faca e uma quantidade de droga. No dia, a Polícia Militar informou que a vítima estava na construção usando droga com amigos. A mãe da vítima, Francisca Souza, de 38 anos, rebate a versão da polícia e alega que o filho não era usuário de drogas.
“Nunca tive conhecimento que meu filho usasse droga. Sei que ele bebia. Meu filho estava conversando com um amigo e eles foram convidados por aqueles dois garotos [suspeitos] para ir ao local onde ele foi morto. Ele sofreu uma emboscada. Desde cedo, eles diziam que iam matar os dois, mas acabaram matando apenas meu filho”, lamenta.
Os dois suspeitos foram apreendidos na manhã de quinta-feira (2) e tiveram a apreensão decretada por até 45 dias. A pena também foi criticada pela mãe da vítima.
“Fiquei triste com a pena imposta. Acho que a Justiça deveria ser mais severa. Fico revoltada com uma pena de apenas 45 dias. A vida do meu filho não volta mais. Não quero saber de vingança. Sei que não há justiça maior que a de Deus. Mas, acho que eles deveriam ficar presos por mais tempo”, diz.
O promotor da Vara da Infância e Juventude, Alequine Lopes, esclarece que a internação deve ser estendida. “Estes 45 dias são o prazo processual. É uma apreensão provisória. Neste período, o Judiciário terá que terminar o processo e determinar uma sentença. Essa internação poderá ser de até três anos”, explica.
Entenda o caso
De acordo com a Polícia Militar, os dois menores estariam bebendo o dia todo e ao verem a vítima resolveram se vingar alegando que na segunda-feira (30) Costa teria os ameaçado com um facão.
A vítima ainda conseguiu andar por alguns metros, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia fez buscas pelo local e achou a faca usada no crime e uma quantidade de droga, possivelmente cocaína. Os dois menores foram apreendidos enquanto rondavam a casa da vítima. Os dois confessaram o crime.
Com informações G1 Acre