As escolas da rede municipal de educação de Rio Branco já estão em contagem regressiva para o Revezamento da Tocha Olímpica na capital do Acre.
Na escola Padre Peregrino, no bairro Tucumã, a exposição do tema e organização da comunidade escolar ficou sob responsabilidade do professor de Educação Física, Pedro Henrique Costa. “Conforme orientação da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Seme), começamos com uma abordagem histórica sobre as Olimpíadas, falamos sobre o significado e a importância dos símbolos, orientamos a produção de trabalhos para ornamentação da escola como faixas, painéis, e agora estamos confeccionando adereços que os alunos poderão utilizar no dia da chegada da Tocha a Rio Branco, explicou o professor Pedro Henrique.
Nas turmas de 1º ano a produção da réplica da tocha empolgou meninos e meninas que, pela primeira vez, têm oportunidade participar do ritual que marca a realização de uma Olímpiada no Brasil.
Para Keyla Oliveira, de 6 anos, “a olímpiada é um grande número de pessoas competindo em jogos importantes como natação, corrida, futebol. E a gente tem que torcer pelos nossos campeões” lembrou a aluna da professora Larissa.
André Luís, também aluno do 1º ano, disse que já viu a Tocha na escola mas está ansioso para ver chama olímpica de verdade passar em Rio Branco.
Os alunos maiores, de 4º e 5º ano, auxiliam os professores na produção de faixas e cartazes que usarão no dia do Revezamento. De acordo com Ana Vitoria, do 5º ano, “receber a Tocha em nossa cidade é uma grande honra e pra nós uma alegria participar desse momento”. “Nosso coração está a mil”, completou Júlia Beatriz, também da aluna do 5º ano na escola Padre Peregrino.
Já na escola de Ensino Fundamental Francisco Augusto Bacurau na Vila Betel, o foco principal foi o impacto da realização de uma Olimpíada no país, no Estado. “Há cerca de quatro semanas iniciamos a execução do projeto Olimpíadas na Escola, que aborda a história, símbolos, mas sobretudo a importância da realização de uma Olimpíada”, explicou a diretora da escola Rosângela Fonseca.
O projeto prevê a realização de atividades diversas adequadas às diferentes faixas etárias atendidas na escola.
Nas turminhas de creche e pré-escola o tema principal foi a mascote da competição, o “Tocha”. As turmas de 1º ano produzem bandeiras e pompons coloridos. Nas turmas maiores, além de bandeiras, pompons, os professores e alunos preparam viseiras especiais para o dia do evento. Todas as turmas produziram painéis para decorar a escola e, ao encerramento do projeto, a comunidade escolar irá votar para escolher e premiar o melhor trabalho.
De acordo com a coordenadora pedagógica da escola Bacurau, Mariana de Souza. “Não tivemos dificuldade alguma em inserir o tema, muito pelo contrário. Trabalhamos de maneira interdisciplinar estabelecendo relação entre o tema Olimpíada e todas disciplinas do currículo, como Português, História, Matemática, Educação Física. E o resultado é esse, sucesso de aprendizagem”, afirmou Mariana.
“Aqui nós tivemos um estímulo a mais. Entre os pais de nossos alunos há um condutor da Tocha Olímpica, Adalberto Serato, pai de Ayla Spofia, aluna da creche da escola Bacurau. Isso muito nos honra e anima. O envolvimento, a expectativa de todos é enorme”, destacou a diretora Rosângela.
A Tocha chegará a Rio Branco no próximo dia 21. A chegada acontece por volta das 10h. O Revezamento começará no parque Tucumã e seguirá até a Gameleira, onde encerrará, às 19. Rio Branco é uma das poucas cidades onde o símbolo dos jogos olímpicos permanecerá durante todo o dia.
Entre os locais de celebração por onde a Tocha vai passar estão: o Parque Tucumã, ao lado do Mercado Rui Lino; Praça da Vila Betel, em frente à Fundação Bradesco; Praça da SEMSUR; área em frente à Nissan, na Avenida Nações Unidas; Praça da Revolução, em frente à Prefeitura de Rio Branco; Palácio Rio Branco; Novo Mercado Velho; Praça da Juventude no bairro Cidade Nova e Gameleira, onde acontecerá o encerramento das atividades.