O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros George Santos, que é coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, lançou nesta quarta-feira,22, na Livraria Paim, seu primeiro livro “Vidas por Vidas…Sem Trégua”, que reúne relatos de mais de vinte anos de experiências em defesa civil não somente na capital como em todo o Estado do Acre. O prefeito Marcus Alexandre, a vice-governador do Estado, Nazaré Araújo, o Cel. Cleudo Maciel, Chefe do Gabinete Militar da Prefeitura, autoridades civis e militares prestigiaram o evento.
George Santos é um especialista em defesa civil, conforme destacou o prefeito Marcus Alexandre. O oficial vem atuando nos principais desastres e intempéries, naturais ou não, ocorridos no Acre nos últimos vinte anos e no ano passado decidiu reunir essa vasta experiência em um livro de 250 páginas onde presta depoimentos pessoais e detalhados de sua ação nos desastres e nas estratégias de atendimento à população no âmbito da defesa civil.
O livro foi publicado pela Editora Scortecci, de São Paulo e cita, por exemplo, os grandes incêndios florestais ocorridos no Acre em 2005, desastre que deixou rastro de destruição e prejuízos de toda ordem em vários municípios, e a cheia histórica do Rio Acre em 2015, um ano depois de o Rio Madeira, em Rondônia, apresentar enchente jamais vista, cobrindo trechos da BR 364, o principal corredor viário e de abastecimento do Acre. “George Santos é um companheiro nosso, um especialista em defesa civil que se dedica muito a esse trabalho”, disse o prefeito ao agradecer o convite de se fazer presente ao lançamento do livro.
Além do mais, a experiência profissional de George Santos contempla também atuação com desastres no Brasil e como instrutor do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. O oficial possui curso técnico em Defesa Civil na República Dominicana e Haiti e viagem técnica de estudo ao Japão. “Para mim é uma felicidade estar lançando este livro, que fala da minha trajetória como bombeiro militar”, disse George Santos.
O evento foi muito prestigiado, amigos, familiares e colegas de profissão do Bombeiro Militar e agora escritor, George Santos, estiveram presentes na cerimônia de lançamento do seu primeiro livro, que servirá além de registro histórico de eventos importantes ocorridos no Estado, mas também para pesquisas nesta área.