Ícone do site Ecos da Noticia

Conferência Municipal da Cidade será nesta sexta-feira, 10, na UFAC

banner conferencia cidades


A Prefeitura de Rio Branco realiza no próximo dia 10 de junho, sexta-feira, no auditório da Universidade Federal do Acre, a 6ª Conferencia Municipal da Cidade, que nesta edição debate o tema “Função Social da Cidade e da Propriedade” através do lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, os quais buscam a compreensão do conceito da função social da cidade e da propriedade. A Conferência começa às 7h e termina por volta das 21h.


 


As conferências municipais são preparatórias às etapas estadual, prevista para novembro próximo, e federal, que deve ocorrer no ano que vem em Brasília.


 


Em Rio Branco, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana (SMDGU) é a responsável pela coordenação do evento. O evento serve para consolidar políticas fundamentais, como as de mobilidade social. Há exemplos muito claros de que Rio Branco precisa pensar e repensar essas políticas por conta principalmente do aumento de veículos: em 2005, circulavam nas ruas da capital 55 mil veículos. Em 2016 esse número beira os 200 mil veículos. De outro lado, vários problemas foram resolvidos: desde 2005 vários bairros foram 100% urbanizados e, a partir dos debates do Plano Diretor, foram duplicadas vias como a Avenida Ceará e Pernambuco, além da implantação da 3ª e 4ª pontes sobre o rio Acre e a Avenida Amadeo Barbosa –e mais recentemente a Nova Estrada da Floresta junto com as obras de outros corredores importantes, como a Avenida Getúlio Vargas e Estrada da Sobral. Além disso, a gestão de Marcus Alexandre avançou muito na questão do transporte coletivo não apenas renovando e aumentando a frota de ônibus como também consolidando os terminais de integração (já são três construídos e dois em andamento).


 


O ex-prefeito de Rio Branco e atual prefeito Raimundo Angelim ministra palestra sobre cidades inclusivas. Outras palestras estão previstas. “Estarão participando representantes dos movimentos sociais, trabalhadores, empresas, organizações não governamentais, estudantes, conselhos profissionais e demais interessados”, informou Guilherme Franco, integrante do Comitê Organizador da Conferência.


 


A Prefeitura de Rio Branco compreende que apenas o debate sistemático com a sociedade e ações determinantes do poder público trarão as mais importantes soluções para todos os problemas.


Com informações Asscom gabinetee do prefeito


Sair da versão mobile