Revezamento começa às 13 horas no Parque do Tucumã e termina às 19h no Calçadão da Gameleira com grande festa de celebração aos Jogos Olímpicos do Brasil
Detalhes do Revezamento da Tocha Olímpica em Rio Branco foram repassados nesta segunda-feira, 20, aos jornalistas do Acre em coletiva de imprensa realizada no auditório da Prefeitura com a presença dos representantes do Comitê Rio 2016, Erica Carvalhosa e Leandro Rui, do chefe da segurança, coronel Marcos Kinpara; dos revezadores Alana Manchineri, Edmilson Ferreira e Bruno Sá; o secretário municipal de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio Moura; a secretaria de Estado de Esporte; do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sid Farney além de muitos outros envolvidos diretamente e indiretamente na organização da Passagem da Tocha.
A secretária de Comunicação Social da Prefeitura, Andréia Oliveira, deu as boas-vindas aos jornalistas e fez as apresentações iniciais e considerações finais. A jornalista Erica Carvalhosa apresentou vídeos mostrando a Passagem da Tocha por Recife e Fernando de Noronha, dois emocionantes momentos do Revezamento no Brasil até aqui. Os organizadores puderam tirar dúvidas dos jornalistas.
A Tocha chega a Rio Branco às 10h20, sendo recebida pelas estudantes do nono ano da Escola João Mariano Joyce dos Santos e Francisca Janiele Batista, de 14 anos, serão as responsáveis por receber a lanterna que contém a Chama Olímpica e acender a primeira Tocha em solo acreano. As duas foram selecionadas em concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação. Às 13h começa o Revezamento.
Cel. Kinpara reafirmou que está tudo pronto, em termos de segurança pública, para o evento histórico de Rio Branco. “Vamos ter 220 agentes, entre civis e militares, trabalhando no Revezamento”, disse Kinpara. O superintendente da RBTRANS, Nélio Anastácio, informou que apenas duas grandes interrupções no trânsito serão realizadas ao longo do dia: uma nas vias adjacentes ao Mercado do Rui Lino, no Parque do Tucumã, e outra no Segundo Distrito, na região do Calçadão da Gameleira. As interdições ocorrem a partir das 10h e duram enquanto for necessária a segurança de todos. Ou seja: o transtorno será o menor possível, mas a RBTRANS pede para os motoristas evitarem estacionar ao longo das vias que serão utilizadas como Rota da Tocha, especialmente em vias estreitas como as da Baixada da Sobral.
O presidente da FGB, Sid Farney, confirmou uma grande programação cultural e artísticas ao longo do percurso e em oito pontos de referência do Revezamento da Tocha. Segundo Farney, mais de 300 pessoas estarão envolvidas nas atividades culturais.
A representante da juventude indígena no Acre Alana Manchineri foi convidada pela Prefeitura para conduzir a Tocha e se declarou muito feliz por estar representando as comunidades indígenas do estado. “Lutamos por respeito”, disse Alana, que irá conduzir a Tocha até o Palácio Rio Branco, um dos pontos de celebração de Revezamento. O luthier Bruno Sá coleciona prêmios de empreendedorismo social e irá conduzir a Tocha selecionado pela Nissan, um dos patrocinadores máster do Revezamento. “Me sinto muito honrado de ser um dos condutores”, disse Bruno.
Uma das novidades anunciadas na coletiva de imprensa é que a Tocha Olímpica vai atravessar a Passarela Joaquim Macedo, que passa sobre o Rio Acre. É uma das ligações entre os dois distritos da cidade, e ganhou aros olímpicos em homenagem ao revezamento. O mascote posou com uma das esculturas que representam o povo do Acre, bem ao frente ao Mercado Velho. “Tudo preparado para uma festa marcante”, finalizou Andreia Oliveira.