Base Nacional Comum Curricular: em Rio Branco, Seminário discute propostas para a Educação Infantil

CAPA - Forum de educação infatil (Fotos Cleo ) (10)


Professores, coordenadores e gestores da rede municipal de Educação de Rio Branco participaram nesta segunda-feira, 27, no Teatro Plácido de Castro, do Seminário Sobre a Base Nacional Comum Curricular.


Organizado pelo Fórum Acreano de Educação Infantil (FAEI), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Colegiado de Diretores das Escolas Públicas de Rio Branco (CODEP), e Centro de Educação Letras e Artes (CELA) da Universidade Federal do Acre, o seminário tem o objetivo de apresentar e discutir propostas da Base Nacional Comum Curricular para a Educação infantil no município de Rio Branco.


A solenidade de abertura contou com a participação da presidente do CODEP, Charlene Carvalho, da presidente eleita do Conselho Municipal de Educação, professora Vômea Araújo, da coordenadora da Educação Infantil do município, Conceição Borges, do diretor de Ensino da Seme, professor Hildo Montysuma, do vice-prefeito e secretário de Educação de Rio Branco, naquele momento, representado também a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Márcio Batista. Pela Ufac, participaram as professoras Elizabeth Carvalho e Giane Grotti. Representando   a Secretaria de Estado de Educação, estava a professora Rúbia Cavalcante.


A Base Nacional Comum Curricular orienta a formulação do projeto político, pedagógico das escolas, de modo articulado entre todas a unidades da Federação. A partir da base, mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher melhores caminho para ensinar, considerando a diversidade, as particularidades de sua região.


O documento começou a ser elaborado em 2015 e está hoje na segunda versão. De acordo com a professora Ana Regina Azevedo, integrante do FAEI, “o seminário traz essa versão para que os educadores do município possam conhecer e também sugerir. Nossa expectativa é que todos participem”.


A professora Elizabeth Carvalho, palestrante no evento, destacou a importância do posicionamento local, “precisamos garantir uma Base Curricular que contemple o aprender, o brincar, considerando as especificidades da criança pequena e até dos bebês, uma vez que a Educação Infantil compreende pré-escola e creche.


Atualmente, a rede municipal de educação conta com 23.425 alunos. Desse total mais de 13.200 atendidos com creche e pré-escola.


Para o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Márcio Batista, “essa é uma ação estratégica, importante para o momento em que expandimos a nossa rede. O objetivo é, junto com quem faz o dia a dia da educação no município, que são professores, coordenadores e gestores das unidades escolares, elaborar propostas para composição de um currículo adequado ao desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo município.


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
192882c8aaa53f9b4e234a4553bdad21

Últimas Notícias