No feriado que marca a elevação do Acre a Estado, 15 de junho, não foi diferente dos demais feriados para o prefeito Marcus Alexandre, que aproveitou o dia para vistoriar as frentes de trabalho que fazem a manutenção da cidade. Nas primeiras horas da manhã ele percorreu os quatro residenciais onde a prefeitura, por meio da EMURB, realiza grande intervenção: Residenciais Santa Cruz, Jenipapo, Macauã e Abunã.
Equipes, máquinas e caminhões da EMURB já estão atuando nas quatro localidades, executando serviços de terraplanagem, recapeamento asfáltico e recuperação de dispositivos de drenagem.
O prefeito Marcus Alexandre citou que os residenciais apresentavam problemas de drenagem, o que causava empoçamento das águas nas ruas e danificava o pavimento. “Temos que recuperar os pontos críticos e garantir a acessibilidade dos moradores. As máquinas só saem daqui depois que todo o serviço estiver concluído”, explicou ele.
Para as lideranças comunitárias, o trabalho, é a certeza de melhoria para os residenciais. No Residencial Santa Cruz, o maior dos quatro, com 460 casas, serão recuperadas 20 ruas. O presidente da Associação de Moradores, Elizaldo Luna, lembra que a prefeitura executa na região o alargamento da Estrada Apolônio Sales. “Os moradores já estavam satisfeitos com a obra de alargamento e agora com a revitalização das ruas dentro do Residencial, só temos muito é que agradecer”.
No Macauã, que conta com 316 residências, o serviço de terraplanagem e o recapeamento é executado em sete vias. No Abunã, onde há 136 imóveis, 3 vias serão revitalizadas. No Residencial Jenipapo, que conta com 96 casas, quatro ruas estarão incluídas na programação de recuperação da EMURB. A líder comunitária da localidade, Shirley Souza, ressalta que os moradores estão “agradecidos ao prefeito pelo serviço. Muitos já estavam sem condição de sair de casa. Agora tudo vai mudar por aqui para melhor”.
Travessa Raimundo Gomes recebe recapeamento asfáltico
As equipes da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) atuam em diferentes pontos da cidade. Além dos Residenciais Santa Cruz, Macauã, Jenipapo e Abunã, o serviço de recapeamento asfáltico também é executado na Travessa Raimundo Gomes, em frente à TV Rio Branco.
Na Travessa, onde há empresas atacadistas, é intenso o movimento de caminhões e o asfalto danificado, precisou ser recapeado. Andreia Silva, que mora e tem uma empresa na rua, diz que agora os clientes vão poder parar em frente ao seu viveiro de plantas “sem pegar muita poeira e sem risco de danificar os carros”.