Ao voltar com a filha de uma consulta em um posto de saúde a 10 km de casa no último dia 23 de junho, a agricultora Cosma Barroso Santana encontrou apenas cinzas e destroços do local em que vivia com os quatro filhos e o marido, também agricultor. Sem condições e com uma filha com suspeita de malária, ela pede ajuda para se recuperar do revés causado pelo incêndio.
O caso ocorreu na Comunidade do Rio Liberdade, na zona rural de Cruzeiro do Sul, interior do Acre. A agricultora acredita que o fogo pode ter sido causado acidentalmente por um dos filhos, de oito anos.
“Acho que foi ele brincando com o isqueiro. Dentro de casa havia um pouco de gasolina. Uma vizinha disse que o viu brincando com uma bola de plástico e o isqueiro na mão. Perdi tudo, não restou nada, eu e meus filhos ficamos apenas com as roupas dos corpos”, conta.
Além de ajuda para reconstruir a casa, a dona de casa diz que precisa providenciar uma nova documentação para as crianças, com idades que variam de 1 a 8 anos. “Inclusive meu cartão do Bolsa Família que é a única renda da família”, salienta.
Por enquanto, a família está hospedada na casa de uma tia da agricultora no bairro Formoso, na zona urbana de Cruzeiro do Sul. Para chegar até lá, eles contaram com o apoio do funcionário público Antônio Luiz França de Oliveira, de 36 anos, que trabalha como barqueiro no transporte da produção rural do Rio Liberdade.
O homem disse ter ainda entrado em contato com a Secretaria de Assistência Social do município para tentar conseguir apoio para a família. “A secretária ficou de mandar uma equipe ao local para fazer uma pesquisa e tentar apoio da prefeitura para reconstrução da moradia”, afirma.
Cosma e os filhos estão alojados na Rua do Madeira, nº 336. Quem quiser ajudar pode entrar em contato através dos telefones (68) 99993-0245 ou (68) 99924-3214.
G1 ACRE