Acre sanciona lei que estabelece Dia do Católico como feriado estadual

dsc_0135_ssHz14cO governo do Acre sancionou uma lei que estabelece o Dia do Católico, comemorado em 20 de janeiro, como feriado estadual. A comemoração deve passar a constar no calendário de eventos do estado.


A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Acre e sancionada pelo governador Tião Viana. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (28).


O projeto de lei foi apresentado pelo deputado Manoel Morares (PSB-AC) no dia 9 de março e recebeu 17 votos dos 24 parlamentares acreanos. No Acre, já existe o feriado do Dia do Evangélico, que é comemorado em 23 de janeiro. A data foi criada em 2010 após a aprovação de uma lei elaborada pelo ex-deputado Helder Paiva.


O padre Mássimo Lombardi, da Igreja Católica de Rio Branco, criticou a lei e acredita que o feriado do Dia do Católico poderia ser substituído pelo Dia do Ecumenismo. Dessa maneira, segundo ele, todas as religiões seriam representadas.


Lombardi também criticou os feriados prolongados, que poderiam ser todos comemorados no domingo para não afetar o serviço público.


“Sou um padre que luta pelo ecumenismo. Se for assim, daqui a pouco teremos também o dia do espiritismo, umbandistas e candomblé. Mas, para mim, o Dia do Ecumenismo seria mais interessante e uma bela iniciativa. Outra coisa, as pessoas precisam trabalhar, é feriadão de quinta à segunda-feira. É feriado nacional, estadual, municipal, tem que diminuir isso e colocar tudo no domingo”, finaliza.


G1 ACRE


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias