Três homens foram detidos, nesta terça-feira (10), na Itália na sequência de uma investigação das autoridades à existência de células terroristas no país.
De acordo com informação veiculada pela Reuters, os três homens – dois afegãos e um paquistanês – planejavam realizar atentados terroristas em Roma e em Londres.
Nos telemóveis que foram apreendidos durante a operação policial, as autoridades encontraram imagens de aeroportos, centros comerciais e hotéis em Roma, Londres e Bari (Itália), que seriam os alvos a atacar. Os investigadores encontraram ainda gravações de orações e fotografias de armas e de soldados norte-americanos mutilados.
Ainda segundo a Reuters, os terroristas planejavam “realizar violentos ataques em Itália e no estrangeiro”.
Os dois afegãos detidos portavam armas. Um é acusado de terrorismo internacional e o outro de auxílio à imigração ilegal. O homem natural do Paquistão, detido em Milão, também é suspeito de auxílio à imigração legal.
De acordo com o jornal britânico The Sun, os serviços secretos ingleses já estão em alerta à procura da célula jihadista estabelecida no Reino Unido e que tem como objetivo lançar um ataque terrorista em Londres.