O prefeito Marcus Alexandre acompanhado de engenheiros e equipe técnica da secretaria de Obras do Município percorreu nesta segunda-feira, 30, todo o trecho em obras na Estrada da Sobral, que está sendo duplicada. A duplicação é feita em mais de dois quilômetros da via – 2.336 metros. A largura da Estrada será de 18 metros e 65 centímetros, contando com calçadas e ciclovias.
“Viemos ver toda a parte de calçadas, acabamento, acessibilidade. Vamos concluir essa etapa que vai desde a rotatória da Transacreana até a escola. Vamos fazer o retorno perto da ETA e em seguida começamos a segunda etapa da obra que segue até os bairros Boa União e Boa Vista”.
Estão sendo executados agora a terraplanagem e o recuo de calçadas em frente à área dos comércios, além da instalação de novos postes e da rede de energia de um lado da Estrada.
E apesar da obra não ter sido concluída, os moradores e comerciantes já sentem os bons efeitos da duplicação da via: “Nasci aqui, tenho 30 anos e nunca tinha visto uma intervenção assim aqui na Estrada da Sobral, que está muito mais larga e de cara nova. Ficou muito bom para meu comércio porque com essa largura toda da via, está ótimo para os clientes estacionarem para lanchar” comemorou a comerciante Rosana Costa.
Dona Maria Gomes, que vive na Sobral há mais de 30 anos, diz que “A Estrada está mais bonita e segura. Agora já não tem mais acidente como tinha antes, quando essa rua era estreita para tantos carros”.
Duplicações em vias estruturantes
A Prefeitura de Rio Branco também trabalha na duplicação e alargamento de vias estruturantes como a Estrada da Sobral, Estrada das Placas, Apolônio Sales, e da Floresta (primeira etapa já foi concluída), além Avenida Getúlio Vargas, Ruas João XXIII, Campo Grande e São Salvador. As duplicações e alargamentos são intervenções que visam melhorar o fluxo de veículos e a mobilidade urbana na capital. Em todas elas estão incluídas a construção de ciclovias e calçadas.
Todos os projetos estão de acordo com o que orienta o Plano Diretor de Transportes e Trânsito de Rio Branco. A maior parte dos recursos para as obras de duplicação são do PAC Mobilidade, programa que contempla a qualificação de vias urbanas e interligação de bairros.
De acordo com o secretário Adjunto de Obras e coordenador das intervenções de duplicação, Flávio Soares, a obra mais adiantada é a da Estrada das Placas, com 85 por cento dos serviços concluídos.