A Polícia Militar do município de Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, distante cerca de 660 quilômetros de Rio Branco, a capital do Acre apreendeu seis escopetas (arma de fabricação artesanal) e prendeu Francisco Nascimento de 31 anos, e Everton Pascoa, de 24 anos, além de apreender dois adolescentes que estariam em poder das armas de fabricação caseira, mas de uso letal.
De acordo com informações da polícia, a seis armas apesar de serem de fabricação artesanal possuíam poder de fogo e seriam letais, estariam sendo usadas por adolescentes e os dois adultos para cometimento de crimes de ameaça e roubo (assalto).
As armas eram fabricadas por Francisco Nascimento que repassava as armas para os menores de idade cometerem os mais variados crimes na periferia de Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do estado do Acre.
Na delegacia Nascimento alegou que fabricava as armas somente para serem usadas em caça de subsistência ou quando saia para pescar na Comunidade do Miritizal, e que as armas teriam sido roubadas dele.
Páscoa alegou que estava conversando com os dois adolescentes quando a polícia chegou e o prendeu e que ele não teria envolvimento nenhum com os crimes apontados contra ele.
A alegação de Francisco Nascimento e Everton Páscoa não convenceram a polícia, pela quantidade de armas e pela denúncia de que Everton estaria ameaçando moradores do bairro Miritizal.