A líder do PMDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputada Eliane Sinhasique, usou a tribuna da Casa, na manhã desta quarta-feira (06), para reclamar de decreto do Governo do Estado que altera a forma de cobrança do ICMS e, consequentemente, aumenta o valor de diversos produtos.
“Agora a base de cálculo do ICMS será acrescida de serviço de transporte. O povo do Acre não aguenta uma coisa dessa! Além do ICMS normal que é cobrado em cima da mercadoria, agora o ICMS também será incidido sobre o frete”, indignou-se a parlamentar.
Essa mudança acarretará aumento em diversos gêneros alimentícios, materiais de construção, medicamentos, plásticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, produtos eletrônicos, entre outros.
“Produtos que fazem parte da cesta básica sofrerão aumento. Tudo o que a gente precisa consumir, que seja transportado de carreta ou de avião, terá o seu ICMS calculado incluindo o valor do frete. A arrecadação do Estado vai aumentar extorquindo uma população já sofrida”.
Sinhasique aponta prejuízos à população com essa mudança: “Realmente, é para acabar com a economia! É para acabar com o consumidor! É para acabar com a geração de emprego! É para tirar o último centavo do bolso do acreano!”.