Sem lâmpadas, alunos assistem a aula à luz de velas

sala_com_velas


A falta de lâmpadas na escola estadual João Rodrigues da Silva no município de São Luiz, ao Sul de Roraima, fez com que alunos levassem velas para assistir ao primeiro dia letivo de aula nesta segunda-feira (4).  De acordo com um professor, além de tentar iluminar o ambiente, os estudantes quiseram chamar a atenção para a falta de estrutura no prédio. Governo diz que problema era em usina, mas foi resolvido.


 


Segundo o professor, na noite desta terça-feira (5) seria o segundo dia letivo do calendário escolar, mas as aulas na escola foram suspensas por ser impossível lecionar à luz de velas.
“Não tem condições de ter aula no escuro. E a forma que os alunos protestam é com velas. Começamos o ano letivo comprometido e já sem aula. A estrutura não suporta”, diz.


 


Ainda conforme o professor, apenas algumas salas da unidade têm lâmpadas. Houve casos em que uma certa quantidade foi retirada de um lugar para sere instalada em outro.


 


“No turno de manhã e tarde houve aula normal. Mas à noite, não. Faltam lâmpadas na escola. A atual gestão retirou o pouco da área externa para colocar nas salas de aula, mas não resolveu porque a instalação elétrica é antiga e está em curto circuito. A unidade ficará  ‘nas trevas’ até solucionar esse problema”, acentua.


 


Quedas de energia
Conforme um vereador da região, Lucimar de Oliveira (PPS), as quedas constantes de energia na cidade também prejudicam os estudantes. Além disso, as oscilações podem provocar a queima das lâmpadas na unidade de ensino.


 


“Esse manifesto procede porque não há luz na escola, por isso, os alunos acenderam velas para não ficarem no escuro. Isso causou revolta na população [de São Luiz]. Além de as aulas começarem atrasadas, há falta de energia, comprometendo o ensino”, afirma.


De acordo com ele, o governo do estado, a direção da escola  e a Companhia de Energia Elétrica (Cerr) foram procurados, mas não resolveram a situação.


 


“Não informam qual é o problema e nem solucionam. Sempre falta energia.São reclamações de comerciantes, empresários e a sociedade em geral”, lamenta.


 


Governo promete solução
A Secretaria de Comunicação Social do governo esclareceu que as quedas de energia ocorreram devido a problema técnico em um dos disjuntores na Usina Termelétrica de Novo Paraíso, localizada no município de Caracarai, de responsabilidade da Eletrobras. O problema, que ocorreu há dois dias, foi solucionado na manhã desta terça-feira (5).


 


Sobre a situação da unidade de ensino, o governo informou que no município de São Luiz a escola já está na lista para ser contemplada com uma reforma geral, inclusive da rede elétrica.


 


“Uma equipe será enviada à cidade para fazer os reparos necessários na rede elétrica, normalizando assim o retorno das aulas noturnas”, cita a nota.
De acordo com a Comunicação, caso ocorra algum problema e os moradores precisem entrar em contato com a Cerr, podem ligar no telefone 0800 280 9533.


 


Compartilhar

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Últimas Notícias