A Secretaria de Saúde do Estado do Acre (Sesacre) vem a público lamentar os óbitos ocorridos na Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) nesta quinta-feira, 28, e sexta-feira, 29.
Por reconhecer a gravidade dos óbitos, foi determinada a apuração imediata dos fatos, e será solicitado ao Ministério Público do Estado do Acre (MPE/AC) auxílio nas investigações, visando assegurar mais transparência ao processo.
Solidarizamo-nos com as famílias que estão de luto e reafirmamos que o governo do Estado não medirá esforços para apurar as causas desses falecimentos.
Ressaltamos que os servidores da unidade dedicam-se pela melhoria constante dos serviços prestados à população dos 22 municípios do Acre e regiões adjacentes.
Destacamos ainda que a maternidade registra uma média de 25 partos por dia, sendo que de oito a 10 são pela modalidade cesariana. Além disso, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) apontam que mais de 95% da população do Acre utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Sesacre reconhece os esforços das equipes que atuam nas unidades de saúde, trabalhando diuturnamente em favor da vida.