O incêndio considerado de grande proporção atingiu a loja de material de construção Ronsy, localizada na rua São Paulo, no bairro Bosque.
As chamas e fumaças do incêndio puderam ser vistas a mais de cinco quilômetros de distâncias e em vários pontos da cidade de Rio Branco, capital do Acre.
Além das chamas e fumaças ficou visível a fragilidade estrutural do Corpo de Bombeiros Militar do estado que utilizou todas as viaturas da Brigada de Combate a Incêndios, todo o efetivo de homens e mulheres, incluindo alguns que estavam de folga, além de solicitar apoio do Exército Brasileiro com envio de caminhões pipas para debelar o incêndio e evitar que as chamas se propagassem para empresas e residências próximas.
De acordo com informações do Coronel Roney – subcomandante do Corpo de Bombeiros, foram usados as seis viaturas de combate a incêndio disponível na capital, e 60 homens e mulheres combatentes do Corpo de Bombeiros, entre esse número muitos estavam de folga e foram acionados.
Apesar da pouca estrutura e com reforço do caminhões pipas Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros conseguiu evitar uma tragédia, ou seja, que as chamas atingissem empresas e residências próximas.
Segundo o Coronel a causa do incêndio ainda não possível esclarecer, porque o local ainda passa pelo processo de resfriamento.
De acordo ainda com o oficial, o incêndio foi considerado de grande proporção, devido o material armazenado na loja de fácil combustão e inflamável.
O esforço do Corpo de Bombeiros também evitou que as chamas atingissem a parte do armazenamento de tintas que fica aos fundos da loja, essa ação corroborou para evitar uma tragédia.